terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vendas de tablets no Brasil batem recorde

Somente no segundo trimestre de 2012 foram comercializadas 606 mil unidades de tablets no Brasil, um recorde de vendas, segundo estudo da IDC Brasil. A previsão é de que até o fim do ano o número chegue à marca de 2,6 milhões de aparelhos e que até 2013 sejam vendidos 5,4 milhões.

De acordo com o estudo, na comparação com o ano passado, o crescimento é de 275%. O analista de mercado da IDC Brasil, Attila Belavary acrescenta que o recorde foi impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a R$ 1 mil introduzidos no mercado.  "O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente originados da China e com uma especificação técnica limitada", declara o analista, explicando que o preço é o principal responsável pelo aumento das vendas nos tablets com tamanhos de tela menores e sem a conectividade 3G. Segundo Attila, nos tablets mais baratos, o adicional do 3G é mais perceptível ao consumidor que acaba optando pelo dispositivo apenas com Wi-Fi.

Com o recorde de vendas, o Brasil saltou da 17ª posição, que ocupava no segundo trimestre de 2011 no ranking mundial, para a 11ª no mesmo período de 2012, muito por causa da popularização dos dispositivos.

Na comparação com os EUA, feita pela IDC, atualmente no Brasil são vendidos quatro notebooks para cada tablet, enquanto nos EUA, as vendas entre os dois aparelhos já são equiparadas. Mas segundo Attila, a tendência é que as pessoas prefiram os tablets para tarefas voltadas ao consumo de conteúdo, como navegação na internet ou acesso a vídeos, livros e músicas, o que fará com que eles tenham que dividir seu tempo entre vários tipos de dispositivos, não ficando mais restritos apenas aos desktops. "O maior impacto será na extensão do tempo de vida dos computadores, que serão menos utilizados para tarefas de consumo e mais utilizados em tarefas para criação de conteúdo dentro do seu ambiente de produtividade", afirma o analista.






Nenhum comentário:

Postar um comentário