segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fabricante de vinhos Miolo triplica exportações para a Inglaterra

A fabricante de vinhos Miolo exportou 339 mil garrafas de vinho para a Inglaterra durante o primeiro semestre do ano. O volume é três vezes superior ao total exportado durante todo o ano passado, segundo a empresa.

A Miolo acaba de fechar a venda de 8,4 mil garrafas do espumante Miolo Cuveé Tradition Brut Rosé para a rede varejista Waitrose, da Inglaterra, “marcando o ingresso dos produtos da Miolo Wine Group nesta rede e da primeira exportação de um espumante brasileiro em larga escala”, informa a empresa em nota.

[O Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé é vendido na loja virtual da cadeia Waitrose por £ 8,99 -- cerca de R$ 29,00 --, praticamente o mesmo preço cobrado pela própria Miolo em seu site (R$ 30,00), o que evidencia a barbaridade que pagamos de imposto sobre esse vinho no Brasil. Enquanto isso, qualquer vinho de qualquer qualidade do Mercosul chega aqui mais barato que um vinho nacional! É com essa ótica burra, de uma ganância tributária idiota e absurda, que o governo desestimula a produção e o consumo de vinhos nacionais.

Diante desse quadro, um luminar ainda não identificado nominalmente dentro do governo petista, capaz de voar com as orelhas (pelo tamanho delas), ridiculamente respaldado pela indústria nacional, cogita de sobretaxar os vinhos importados a título de "proteger" a vinicultura nacional. É esse tipo de sapiência de profundidade nanométrica que nos governa: em vez de desonerar tributariamente a produção nacional e torná-la competitiva pelo menos no preço -- obviamente, se pagar menos imposto o produtor nacional terá mais fôlego financeiro para melhorar seu produto -- um burocrata energúmeno em Brasília resolve aumentar a tributação de vinhos estrangeiros. Detalhe: os vinhos do Mercosul dificilmente sofrerão esse aumento de tributos, não só pelas regras desse bloco como também porque o Itamaraty fará das tripas coração para não "aborrecer" nossos vizinhos também nesse quesito. Que Deus nos proteja e guarde de mais essa insanidade.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário