sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Banco Central comprova que economista pichado por Guido Mantega e Fernando Pimentel estava certo

[O ministro da Fazenda, Guido Mantega, certamente dos ministros dessa pasta um dos mais fraquinhos que o país já teve, entre suas inúmeras deficiências tem se revelado um péssimo avaliador -- em 1994 já atropelava a ciência que surpreendentemente ainda o sustenta financeira e politicamente, a economia, ao avacalhar o Plano Real -- voltou a mostrar que foi enganado pelo camelô que lhe vendeu a bola de cristal que usa para analisar e avaliar nossa economia.  Em junho deste ano, com seu habitual humor de velório, chamou de "piada" a previsão de um economista brasileiro do banco Credit Suisse de baixar para 1,5% o crescimento do PIB brasileiro para 2012. Se deu mal, outra vez.]

O corte do Banco Central (BC) na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano abriu uma oportunidade para o carioca Nilson Teixeira ir à forra. Na terceira semana de junho, o time de economistas liderado por ele no banco Credit Suisse foi criticado publicamente por dois ministros de Estado por rebaixar a previsão de alta do PIB de 2012 para 1,5%.

"É uma piada", disparou, na ocasião, Guido Mantega, da Fazenda. "Acho que a visão que os europeus têm é necessariamente pessimista e negativa, muito influenciada pelo clima lá", emendou Fernando Pimentel, do Desenvolvimento. [Graças ao PT, temos essas duas figuras caricatas em ministérios importantíssimos -- Mantega é parte da herança de chumbo deixada por Lula, o Nosso Pinóquio Acrobata, para o atual governo, e Pimentel é cria mimada de Dª Dilma mesma (trata-se do mesmo cidadão que continuou dando consultoria privada remunerada quando já a serviço da nossa ex-guerrilheira, e que em março deste ano foi denunciado ao STF pela Procuradoria Geral da República por fraude em licitação pública, quando era prefeito de Belo Horizonte -- a blindagem exacerbada que Dilma lhe proporciona provocou a recente crise na Comissão de Ética Pública].

A nova projeção do BC para o PIB - alta de 1,6% - não abalou a tranquilidade habitual de Teixeira. "(As declarações) não me pareceram uma crítica direta ao trabalho dos analistas do Credit Suisse. Foram apenas fruto de avaliações distintas sobre a economia brasileira", disse ele, em conversa telefônica diretamente de Londres, onde participa de encontros com investidores. "Além disso, o próprio ministro Mantega já disse em algumas ocasiões que uma de suas funções é passar confiança sobre o desempenho da economia".  [Esse economista é um gentleman, Mantega não merece esse cavalheirismo.]

Teixeira lembra que as projeções do Credit Suisse para o PIB de 2012 vêm diferindo não só das expectativas do governo, mas de grande parte do mercado. "Em novembro de 2011, projetávamos expansão de 2,5% para 2012, enquanto muitos analistas falavam em pelo menos 4%".  Na avaliação do economista, a explicação para a divergência está nos investimentos. "Desde o ano passado, acreditávamos que a crise externa, associada ao desempenho da indústria bastante tímido, faria com que os investimentos continuassem a desacelerar", afirmou.

Para 2013, o Credit Suisse estima um crescimento em torno de 4%. "Mas é preciso frisar que, na conjuntura atual, está difícil projetar até mesmo o crescimento do próximo trimestre", disse. "Em 2013, a expansão pode ser de 2% ou de 5%". Entre as variáveis que, segundo Teixeira, dificultam a tarefa dos analistas que se debruçam sobre os números estão a situação fiscal indefinida dos Estados Unidos no ano que vem, o ritmo de desaceleração da China e o desenrolar da crise europeia.

Ainda que a situação externa permaneça tensa, Teixeira acredita que o Brasil pode se sair melhor porque o governo tem atacado pontos vitais para destravar os investimentos - como as concessões na área de transporte e logística.

 O economista Nilson Teixeira, do banco Credit Suisse, que teve o luxo de ser pichado pelos medíocres ministros petistas Guido Mantega e Fernando Pimentel - (Foto: Gabo Morales/Folhapress).

Nenhum comentário:

Postar um comentário