sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Será que Deus está se cansando de ser brasileiro?

[Desde que nascemos ouvimos todos a mesma história: Deus é brasileiro, porque privou o Brasil de vulcões, terremotos, tufões e outras fúrias da Natureza que assolam terras vizinhas e alhures. A versão gaiata dessa historiazinha é que Ele teria substituído esses desastres todos por um outro respeitável: o povo brasileiro ...

Se levarmos em conta algumas coisas estranhas e atípicas que andam acontecendo com o clima no Brasil recentemente, com ventanias assemelhadas a tufões, inundações e secas recordes -- e se considerarmos que o povo brasileiro de há muito anda usando e abusando da boa vontade divina, fazendo sacrilégios tais como eleger duas vezes o Nosso Pinóquio Acrobata (Lula, o NPA), eleger Collor e reeleger Sarney no Senado, manter ali Renan Calheiros e, até recentemente, Demóstenes Torres, desbancar Ali Babá e montar uma quadrilha de 40 ladrões para fazer um tal de "mensalão" (mantendo milagrosamente -- que sacrilégio! -- o NPA fora dessa história para fins legais), sustentar mais de 600 sanguessugas, alguns deles muito estranhos eticamente falando, num clube chamado Congresso Nacional, e várias outras impertinências incontáveis, dá p'ra desconfiar de que a paciência de Deus está começando a dar sérios sinais de fadiga. A prova mais recente disso é o recente terremoto no Ceará, informado hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo no texto a seguir.]

A terra tremeu na região norte do Ceará na madrugada de quinta-feira, 2. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 3, pelos técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo monitoramento da área sísmica cearense. O abalo maior foi sentido às 4h14, com 2.9 graus de magnitude. Logo depois, às 4h41, um tremor de 2.1 graus foi notado. O epicentro dos dois tremores aconteceu na região da Serra da Meruoca e foi verificado pelas estações operadas pela UFRN localizadas em Sobral e Morrinhos, no Ceará, e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

O epicentro dos tremores foi registrado entre as cidades de Sobral, Meruoca e Alcântaras, no Ceará. Há informações de que as populações de Massapê e Forquilha, vizinhas a Sobral, também sentiram o tremor. A Defesa Civil de Sobral ainda faz o levamento se houve grandes estragos em termos de estrutura de casas. Não há registros de vítimas.

A atividade sísmica nessa região cearense vem sendo monitorada pela UFRN desde 2008, ano que aconteceu o maior tremor na região: 4.2 graus de magnitude. A área está em cima de uma fenda geológica e sofre constantemente pequenos abalos com menos de um grau de magnitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário