quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Além do NPA, Dilma também é responsável pelo rombo na Petrobras

Na semana passada, o país e os mercados se assustaram com o robusto prejuízo de R$ 1,3 bilhão da maior estatal do país, a Petrobras, o primeiro nos últimos 13 anos da empresa. Foi preciso que a presidência da empresa fosse assumida por técnica da casa, Maria das Graças Forster, séria e competente, para que os podres logo aparecessem e ficasse mais uma vez evidente o enorme estrago que a administração petista vem fazendo na saúde financeira e estratégica da estatal.

Qualitativamente sabia-se que a  "nossa" (leia-se "petista") petroleira sempre foi usada pelo NPA (o Nosso Pinóquio Acrobata, Lula) e também por Dª Dilma (até ontem, pelo menos) como instrumento político-econômico-financeiro de controle artificial da inflação, pela contenção artificial dos preços dos combustíveis -- sem falar em outras picaretagens e barbeiragens administrativas, logísticas e estratégicas cometidas pelos administradores petistas ao longo dos últimos 9,5 anos. Só não se sabia o tamanho do estrago, o que acabou vindo à tona em verdadeira grandeza na semana passada.

Agora, o que mais se vê é bombeiro no governo querendo apagar o incêndio petista do governo -- com a presidente da empresa à frente. A primeira notícia, que baterá no nosso bolso, é que vai acabar a mamata irresponsável do combustível subsidiado. E outras medidas saneadoras virão, inevitavelmente.

Nesse imbróglio, ficou cristalinamente evidente a péssima administração do petista José Sérgio Gabrielli à frente de nossa principal estatal, por ele dirigida durante 5 anos e cinco meses por indicação do NPA. O problema é que só ele tem sido responsabilizado pelo estado em que a empresa se encontra, todo mundo tem se esquecido (e, infelizmente, estou também nesse grupo) de que, além obviamente do NPA, há uma inegável e enorme responsável por essa mazela toda: nossa ex-guerrilheira, Dª Dilma Rousseff, que presidiu o Conselho de Administração (CA) da Petrobras durante 7 longos anos (de 2003 a 2010) enquanto ministra de Minas e Energia e, depois, como chefe da Casa Civil.

Agora, Dª Dilma posa de boa menina e de gerentona competente, estimulando a correção de rumos na Petrobras. Pura hipocrisia. Para desmascará-la, basta reler suas declarações ao deixar a presidência do Conselho de Administração  da Petrobras em 19/3/2010:

A ministra avaliou como positiva a sua experiência à frente do conselho e se disse feliz em deixar a empresa em uma situação favorável.
- Saio muito feliz porque quando cheguei à Petrobras tinha um nível de investimentos baixo e saio com um nível de investimento elevado, com a empresa tendo descoberto o pré-sal e voltando a investir em refinarias, em petroquímicas, tendo concluído gasodutos. A Petrobras saiu em situação de ser quase insignificante em termelétricas e hoje é uma das grandes empresas nessa área. Participa também da área de biocombustíveis. Convivi com pessoas pelas quais tenho adimiração no Conselho. Tenho uma nova visão de Brasil após ter participado do Conselho.

A mesma fala é reproduzida pela Folha de S. Paulo do dia 19/3/2010:

"Eu saio muito feliz, porque eu cheguei aqui e a Petrobras tinha um nível de investimento pequeno, e saio com a Petrobras, como vocês vão ver depois das 18h, com um nível de investimento elevado, tendo descoberto o pré-sal, voltando a investir em refinaria, em petroquímica, tendo concluído os gasodutos", afirmou a ministra a jornalistas, sem dar detalhes.

Mais uma demonstração inquívoca de que Dilma como gestora é um enorme blefe (estou descartando a hipótese de má-fé nessa declaração).

No dia 29/12/2010 Dilma confirmou Gabrielli na presidência da Petrobras, referendando e avalizando portanto sua administração, depois de reunir-se com ele na véspera durante duas horas. Fica mais do que patente que Gabrielli recebeu e cumpriu determinações de Dilma à frente da Petrobras. Por que a mídia está poupando a ex-guerrilheira pelo desastre da Petrobras?!

Para completar a sequência de irresponsabilidades e sandices da administração petista na Petrobras e no país, nada mais definitivo do que a declaração do NPA no dia 03/12/2010: "Dilma não receberá herança maldita como eu, diz Lula".  Sem comentários. O Nosso Pinóquio Acrobata é um mentiroso imbatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário