sábado, 11 de agosto de 2012

A guerra em plena Paris -- a arte assustadora da fotomontagem

Patrick Chauvel fotografa guerras há 40 anos (lamentável que tenha tido o que fotografar todo esse tempo ...) -- mas é também documentarista, escritor e ... comediante!

Usando recursos de fotomontagem, Patrick nos dá uma sequência assustadora de imagens de Paris em plena guerra virtual  (clique nas imagens para ampliá-las).

Imagem original de um tanque russo destruído por rebeldes tchetchenos em Grozny, em janeiro de 1996, simula um cenário de destruição frente ao Arco do Triunfo - (Foto: Patrick Chauvel).

Sobre a esplanada do Trocadeiro, diante da Torre Eiffel, tripulantes de tanques russos, mortos em Grozny, jazem sobre o solo. A foto original foi tomada na capital tchetchena em dezembro de 1995 - (Foto: Patrick Chauvel).

A torre de Montparnasse bombardeada. A montagem inspirou-se em uma foto no sul do Líbano em 1993, onde a cidade de Nabatiyeh foi bombardeada por Israel durante sete dias - (Foto: Patrick Chauvel).

Sobre a ponte diante da Conciergerie, monumento histórico e vestígio do antigo Palácio da Cidade, um civil tchetcheno se mantém em emboscada ao lado do cadáver de um tripulante de tanque russo. A guerra na Tchetchênia fez mais de 140.000 mortos entre 1994 e 2004 - (Foto: Patrick Chauvel).

Monumento emblemático de Paris, o Panteon abriga hoje os personagens que marcaram a história da França. O artista inseriu aí imagens de comates no Líbano datadas de 1984. Entre 1975 e 1990 a guerra civil libanesa fez 150.000 mortos - (Foto: Patrick Chauvel).

Praça Vendôme - Combatentes tchetchenos fazem patrulha por entre cadáveres de soldados russos mortos em Grozny em 1995. Patrick Chauvel, além da imagem sombria da capital, quer igualmente trazer sua fotos de guerra de volta à realidade, ao nosso quotidiano, aos lugares nossos conhecidos, para sensibilizar o espectador para os eventos trágicos - (Foto: Patrick Chauvel).

Em uma Paris sombria e opressiva, um tanque israelense destruído por palestinos jaz sobre o cais, diante da ponte Alexandre III. A foto original foi tomada em 1982 em Damou, sul do Líbano - (Foto: Patrick Chauvel).

A fotomontagem quase nos faz crer que a imagem foi tomada diante da Assembleia Nacional. Essa jovem foi morta por um francoatirador sérvio em Sarajevo, em 1992, enquanto um blindado da ONU passa pela via - (Foto: Patrick Chauvel).

Diante do Hôtel de la Monnaie, em uma rua em ruínas e coberta de detritos, soldados fazem patrulha. A montagem reúne duas imagens de guerra: a primeira, de soldados americanos patrulhando no Afeganistão em 2010, enquanto a segunda nos mostra a destruição nas ruas de Bangkok após o assalto do exército tailandês contra os camisas vermelhas em 2010. Aliás, Patrick Chauvel expôs no la Monnaie em 2011 - Foto: Patrick Chauvel).

A Samaritana - Jogando com efeitos de fumaça e de um primeiro plano carregado diante do célebre magazine parisiense, o artista nos deixa imaginar as consequências de um desastre na capital francesa. A foto, tomada no Panamá em 1989, mostra as cenas de pilhagem durante a operação "Causa Justa" realizada pelos americanos para capturar o general Noriega. A invasão americana gerou mais de 4.000 mortos, na maioria civis - (Foto: Patrick Chauvel).

O fotógrafo Patrick Chauvel - (Foto: Wikipédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário