quinta-feira, 5 de julho de 2012

Programa espacial brasileiro: União injeta R$ 135 milhões em binacional espacial com Ucrânia

[O programa espacial brasileiro ficou profundamente marcado e abalado pela explosão, na plataforma de lançamento, do foguete brasileiro VLS-1 no Centro de Lançamento de Alcântara em 22 de agosto de 2003, com a morte de 21 técnicos civis.  A partir daí, tem caminhado meio como caranguejo: ora p'ra frente, ora p'ra trás, ora de lado, e avanço mesmo que é bom é mínimo ou quase zero. A notícia que reproduzo abaixo, publicada hoje no jornal Valor Econômico, é a segunda na era Dilma, sem que fatos concretos e palpáveis sejam conhecidos. Há um ano atrás, em junho do ano passado, a parceria com a Ucrânia passou por momento crítico por falta de contrapartida financeira dos ucranianos, o que aliás não é esclarecido na notícia do Valor.  O relacionamento com a Ucrânia nessa área vem se arrastando há tempo. Em matéria de transparência, nosso programa espacial tem um grau de opacidade respeitável, como um milhão de outros assuntos estatais.]

A presidente Dilma Rousseff autorizou o aporte de R$ 135 milhões da União para aumento de capital da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ASC).

Criada em 2006, a ASC é um projeto desenvolvido pelo Brasil e pela Ucrânia, com o objetivo de comercialização e lançamento de satélites, utilizando o foguete espacial ucraniano Cyclone-4, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. 

Segundo decreto publicado no "Diário Oficial da União" de hoje, o crédito será repassado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário