domingo, 1 de julho de 2012

O foie gras é proibido na Califórnia

A partir deste domingo, estão oficialmente proibidas na Califórnia a produção e a comercialização de foie gras (gordura de fígado, literalmente), a especialidade francesa reconhecida pela Unesco. A lei -- votada em 2004 -- entra em vigor após uma iniciativa de organizações que se opõem à engorda forçada de gansos e patos. "É um assunto que pode parecer uma anedota, mas que é preciso levar a sério", sublinhou um diplomata francês nesta semana, porque a imagem da nossa gastronomia sofreu um duro golpe. Os profissionais do ramo analisam que recursos podem interpor contra o que chamam de uma nova "proibição" dessa especialidade da França metropolitana reconhecida pela Unesco.

Ainda que os negócios dos produtores do sudoeste da França não tenham um peso muito importante do outro lado do Atlântico, o estado da Califórnia é um "formador/ditador de moda" como destacou Marie-Pierre Pé, delegada geral do Comitê Interprofissional dos Palmídes para Foie Gras (Cifog). O lobby californiano agiu na realidade "pró-forma", segundo ela, porque as exportações de foie gras para os EUA foram praticamente nulas em 2011 por causa de restrições veterinárias e barreiras alfandegárias. Os profissionais do setor acreditam que, enquanto os grandes clientes do foie gras se originam cada vez mais dos países emergentes, a decisão de proibir a venda e o consumo do foie gras não arrefece a paixão de clientes estrangeiros por ele.

O que choca esses profissionais é a proibição de consumo. "Alguns países já proibiram a produção de foie gras, como Grã-Bretanha, Itália, Alemanha ou Israel). A novidade é proibir também o consumo", zomba André Daguin, ex-chef estrelado e ex-dirigente emblemático do sindicato dos hoteleiros e proprietários de restaurantes (UMIH), cuja filha fundou uma empresa comercializadora de foie gras no outro lado do Atlântico.

[Não é a primeira vez que a França enfrenta problemas com o foie gras -- em agosto do ano passado, a maior feira mundial de alimentos, que se realiza periodicamente na Alemanha, proibiu o estande francês de expor e vender foie gras.  O processo de engorda forçada de gansos e patos para a produção desse produto é realmente desumano e revoltante, como se pode ver na foto abaixo, e tem sido a causa da crescente onda contra essa fantástica especiaria. Com esse processo, o fígado dessas aves fica hipertrofiado, o que é indispensável para a obtenção do foie gras.]

Um ganso sendo alimentado à força, e em excesso, para a produção de foie gras em Rocamadour, França -- (Foto: Google).

O Quai d'Orsay (o Itamaraty francês) é alertado

Diante da ira dos criadores [de gansos e patos], o imbróglio chegou ao ministério de Relações Exteriores francês, onde se avaliam os meios de agir desde a votação da lei da Califórnia há praticamente oito anos atrás! [Pelo visto, a inércia em agir e reagir não é mal exclusivo do Itamaraty ...]. O próprio ministro Laurent Fabius afirmou "lamentar a decisão da Califórnia". Os franceses tinham a esperança de modificar a lei californiana a seu favor, baseando-se em um êxito anterior em caso semelhante. Em 2008, o prefeito de Chicago, Richard Daley, realmente anulou uma decisão tomada dois anos antes e voltou a permitir o  foie gras. Em nível regional, o presidente da região de Midi-Pyrénées [a maior região da França metropolitana], Martin Malvy (do Partido Socialista), se revolta com a decisão americana: "Alguém que cria gado com hormônios e cultiva OGM (Organismos Geneticamente Modificados) sem saber os efeitos que isso terá, não pode me dar lições sobre engorda forçada!". Ele convidou, entre outros, Jerry Brown, governador atual da Califórnia -- estado que ainda não aboliu a pena de morte -- a ir descobrir a "realidade dos fatos" em suas terras.

Aos proprietários de restaurantes da Califórnia resta o recurso a artifícios para burlar a proibição. Um artigo da parismatch.com, publicado em 2008, relata que os profissionais que ofereciam pratos do sudoeste francês em seus cardápios tinham resistido, criando o clube da "sopa de tartaruga". Quando um de seus clientes apresentava um cartão desse clube, significava que ele queria degustar foie gras ...


Um comentário:

  1. Fico particularmente agradado por tal notícia. Parece-me que também a Hungria já deu um basta nessa tortura com gansos, feita por conta da gastronomia. Esse discreto e limitado prazer à mesa poderá ser, em breve, substituído por outro. Faltam ainda alguns elementos que me causam repugnância: touradas, farra do boi, caça à baleia, e outros menos cotados.

    ResponderExcluir