sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mitt Romney, um bufão na corte da Rainha Elizabeth

[A cada notícia que surge de burrices e trapalhadas do candidato republicano à presidência americana, Mitt Romney, fica patente que no primeiro debate público que houver basta Obama oferecer um sorvete ao adversário mórmon -- em dois segundos terminará o debate, com Mitt Romnet rindo feliz com o sorvete lhe escorrendo pela testa ... Não contente de dar vexame em seu país, Romney resolveu pagar mico em Londres, para assistir a abertura das Olimpíadas, e deixou os ingleses simplesmente paus da vida. Até agora, por razões óbvias, só a Rainha não esculhambou o capiau republicano americano no melhor estilo britânico. Vejamos a reportagem de hoje da Folha de S. Paulo sobre Romney e suas lambanças londrinas. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

"Imbecil" e "homem de lugar nenhum" foram alguns dos adjetivos utilizados pela imprensa inglesa nesta sexta-feira para o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney. A onda de xingamentos aconteceu após as gafes diplomáticas do candidato durante seu primeiro dia de visita a Londres, quando fez críticas à organização da Olimpíada.

"Mitt the twit" (Mitt, o imbecil) [ou, também, "Mitt, o estúpido"] foi a manchete do jornal sensacionalista "The Sun", já o "The Independent" destacou o "desastre Romney".  [Lucy Jones, colunista do The Telegraph, disse que "Mitt Romney is a wazzock" -- "Mitt Romney é um idiota".]

"Mitt Romney deu a Obama um presente que não tem preço nesta campanha das eleições presidenciais", considerou o "The Guardian". 

O republicano feriu o orgulho de seus anfitriões ao iniciar na quinta-feira sua visita a Londres com declarações à televisão sobre a falta de preparo dos britânicos para os Jogos. E depois ainda tentou consertar seu erro elogiando "os grandes progressos" na organização após uma reunião com o primeiro-ministro David Cameron.

Os comentários de Romney não foram apreciados e Cameron respondeu com ironia às críticas do americano, que teve um papel importante na organização dos Jogos Olímpicos de inverno de Salt Lake City, em Utah, em 2002. "Organizamos os Jogos Olímpicos em uma das cidades mais concorridas, ativas e animadas do mundo. É claro que é mais fácil organizar competições no meio do nada", disse Cameron, o que valeu a ele, mais tarde, um convite público do prefeito da capital do Estado de Utah.

O candidato também foi motivo de piada entre as 60 mil pessoas reunidas na noite de quinta-feira para um show no Hyde Park, quando o extravagante prefeito de Londres, Boris Johnson, afirmou no palco: "Há uma pessoa que se chama Mitt Romney que quer saber se estamos prontos. Estamos prontos?". E após os gritos dos presentes acrescentou: "Sim, estamos!". 

Retomando a expressão de Cameron, o "Times" considerou que "Romney, o homem de lugar nenhum, se perde com gafes sobre os Jogos". O jornal citou fontes diplomáticas anônimas que consideravam o candidato republicano "pior do que (a ex-candidata ultraconservadora à vice-presidência) Sarah Palin na diplomacia elementar".

O ex-empresário também foi criticado por parecer ter esquecido o nome do chefe da oposição trabalhista Ed Miliband, a quem chamou diante da empresa de "Mr. Leader" antes de uma entrevista. Romney assistirá durante a noite à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, onde a delegação americana será liderada pela primeira-dama, Michelle Obama.

[Quem quiser se deliciar com o genuíno humor britânico deve ler o artigo de Tim Stanley no The Telegraph de hoje.  O título do texto já deixa entender sua abordagem: "O ridículo tour de Romney pela Londres Olímpica expõe o abismo cultural entre Grã-Bretanha e os EUA" (Romney's farcical tour of Olympics London exposes the cultural gulf between Britain and America").

As duas caricaturas abaixo, ambas de cartunistas americanos, dão uma ideia do prato feito que é Mitt Romnet para uma gozação. A primeira é Mike Luckovich, publicada no Atlanta Journal-Constitution, e a outra é de Steve Benson.]

(Mitt = Pompous Twit) = (Mitt = O Imbecil Pomposo) -- The British are coming = Os ingleses estão chegando (frase famosa, atribuída a Paul Revere, alertando as milícias da colônia americana sobre a chegada das tropas inglesas antes das batalhas de Lexington e Concord, na Revolução Americana ).

"Me elejam e prometo cortar meus impostos" - (Steve Benson - Creators Syndicate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário