terça-feira, 17 de julho de 2012

Jaguar negocia fábrica no Brasil

A Jaguar Land Rover (JLR) quer montar o 4x4 Freelander no Brasil, um primeiro passo para iniciar a produção de todos os seus carros na maior economia da América do Sul. A montadora britânica, de propriedade da Tata Motors, está em conversas com autoridades brasileiras para começar a produção usando kits importados do Reino Unido, disse Ralf Speth, executivo-chefe da montadora ao "Financial Times".

Uma vez que a fabricação de um volume razoável de veículos esteja garantida, a JLR pretende instalar uma fábrica própria no Brasil - país que pode ultrapassar o Japão como o terceiro maior mercado de automóveis do mundo até meados da década. "Pensamos em uma fábrica ou uma linha de montagem, mas é preciso uma massa crítica em termos de volume", afirmou. "Assim, estamos conversando com o governo sobre como esse passo pode ser dado por uma empresa pequena como nós", disse Speth.

A JLR produz a maior parte de seus carros em três fábricas na Inglaterra. Entre os concorrentes, ela está atrasada nos investimentos em países emergentes, mercados que estão conduzindo a expansão das vendas em todo o mundo. Enquanto praticamente todas as grandes montadoras têm fábricas no Brasil, marcas premium estão olhando para este mercado só agora para aproveitar a crescente demanda por carros de luxo e driblar a pesada tributação que incide sobre modelos importados. A alemã BMW está em conversas com o governo brasileiro para montar o que pode vir a ser a primeira fábrica de veículos desse tipo na América Latina, mas não tomou nenhuma decisão sobre o assunto até o momento.

No passado, a JLR já falou sobre a possibilidade de produzir no Brasil, mas as informações agora são as mais claras sobre seus planos. O Freelander é o menor e menos complexo carro da sua linha. A montagem por meio de kits prontos (ou CKD) permitiria à montadora treinar pessoal e estruturar sua operação no país aos poucos.

"A definição de fabricação é quando você faz uma linha de produção completa, mas este não é o nosso primeiro passo", disse Speth. "Vamos fazer isso seguindo a lógica do que foi feito na Índia". Os CKD para o Brasil viriam da unidade inglesa de Solihull, informou. Segundo ele, a JLR não tem planos de montar carros da linha Jaguar no Brasil por enquanto. "BMW e Mercedes precisaram de 30 anos para definir presença global. Temos de correr atrás", disse.

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