quinta-feira, 26 de julho de 2012

Agência Fitch reafirma nota "BBB" do Brasil

A agência de classificação de risco Fitch reafirmou a nota de crédito “BBB” do Brasil, com perspectiva estável. Os ratings do país  são sustentados por fortes indicadores externos, diversificada e forte base econômica e um sistema bancário bem capitalizado, disse a agência em comunicado.  A instituição destacou, porém, as fraquezas estruturais das finanças públicas do país, o ônus da dívida do governo relativamente alto, o baixo nível de investimento do país e o ritmo lento das reformas. O teto país foi mantido em BBB+. Os ratings de curto prazo permaneceram em F2.

Segundo a Fitch, o regime de taxa de câmbio flutuante, moderados déficits em conta corrente, fortes fluxos de investimento estrangeiro direto e um robusto colchão de reservas internacionais de mais de US$ 370 bilhões aumentam a capacidade do país de absorção de choques externos.

A agência observa que a economia perdeu um impulso “considerável” e que a “desaceleração econômica provou ser mais profunda e longa do que o anteriormente previsto”. No entanto, a Fitch prevê um crescimento de 2,5% do PIB em 2012 e de 4,5% em 2013, sustentado por estímulos monetários e econômicos. Segundo a Fitch, porém, existem riscos de deterioração do contexto global e incertezas relacionadas a eficácia dos estímulos do governo.

Com a recuperação econômica, porém, podem surgir pressões inflacionárias, observa a Fitch, “o que reforça a necessidade de o Banco Central se manter vigilante”, além de manter a credibilidade de seu regime de metas de inflação.

"Embora elementos cíclicos sejam em parte responsáveis, a Fitch acredita que a prolongada desaceleração e a frágil recuperação econômica destacam a necessidade de novas reformas para melhorar a competitividade e incentivar os investimentos. A taxa de investimento do Brasil, de menos de 20%, é inferior à mediana dos países com rating BBB e dos outros membros do grupo Bric (que além do Brasil conta com Rússia, Índia e China). O sistema tributário pesado e complexo e a frágil infraestrutura revelam algumas das fraquezas no ambiente de negócios do País", diz o relatório. As informações são da Dow Jones.

[Para maiores detalhes sobre o sistema de classificação da Fitch, veja "Mapeamento dos Ratings Nacionais" e Ratings Internacionais de Crédito de Longo Prazo.]


Tabela de notas das agências de classificação - (Fonte: El País).

[Para fim de comparação com a avaliação do Brasil, apresento abaixo a tabela com a avaliação atual dos países da zona do euro (clique na imagem para ampliá-la).]




Nenhum comentário:

Postar um comentário