domingo, 24 de junho de 2012

A 'loba capitolina', símbolo de Roma, é da Idade Média e não etrusca

A "loba capitolina", a escultura que representa Rômulo e Remo amamentados por esse animal e é símbolo de Roma, não é etrusca como se pensava, pois foi feita entre os séculos XI e XII, em plena Idade Média.

Uma escultura da "loba capitolina"- (Foto: Efe).

A prefeitura de Roma anunciou, como assinala a mídia italiana, que depois de anos de estudos ficou demonstrado que a "luperca", como também é conhecida, é 17 séculos mais jovem do que se supunha. A estátua, que se encontra sob a guarda dos Museus Capitolinos de Roma, e cuja cópia situada fora do museu e junto à prefeitura da capital romana é uma das mais fotografadas pelos turistas, era tida como sendo da época etrusca, mas quando foi restaurada em 1996 começaram as dúvidas sobre sua procedência.

Trata-se de uma figura em bronze, de 75 cm de altura e 1,14 m de comprimento , à qual em 1941 se acrescentaram as esculturas das crianças Rômulo e Remo sendo amamentadas pelo animal para representar a lenda da criação de Roma [o jornal espanhol "El Mundo", de onde retirei quase todo o texto que ora traduzo, parece ter se enganado na data de anexação das estátuas das duas crianças pois a Wikipedia informa que isso teria ocorrido em 1471]. "A tese é que se trata da cópia medieval de um original etrusco", explicou o superintendente de Bens Culturais de Roma, Umberto Broccoli, que acrescentou que, ainda que a data nunca seja exata, "pode-se dizer que foi dada uma resposta a tantos anos de debates científicos sobre a loba".

As pesquisas para determinar a idade da estátua começaram em 2009 e foram realizadas com a utilização de técnicas avançadas, como a da espectometria de massas, que permitiu extrair e analisar pequenas amostras orgânicas, restos de terra ou de vegetais, para serem analisadas e comparadas. Os especialistas da Universidade de Salento, que executaram tais análises, consideram que a datação da peça como sendo do século XI ou XII é 95,4% correta [precisãozinha danada essa!].

Segundo a mitologia romana, o rei Amúlio, que assumiu o cargo depondo seu irmão Numitor, para garantir o trono mandou matar todos os descendentes varões deste que pudessem ser seus herdeiros e obrigou sua sobrinha Reia Sílvia a tornar-se vestal (sacerdotisa virgem, consagrada à deusa Vesta), mas ela engravida do deus Marte, gerando os irmãos Rômulo e Remo. Como punição, Amúlio prende Reia em um calabouço e manda jogar seus filhos no rio Tibre. Por milagre, o cesto onde estavam as crianças fica retido em uma das margens do rio, aos pés do monte Palatino, onde são encontrados por uma loba que os amamenta.


Fotos do Campidoglio, uma cidadela da Roma antiga. A Piazza del Campidoglio, projeto de Michelangelo, é rodeada pelo palácios Novo e dos Consevatórios, que abrigam os Museus Capitolinos - (Fotos: Google).

O superintendente de Bens Culturais de Roma, Umberto Broccoli - (Foto: Corriere della Sera).

3 comentários:

  1. Vasco:
    Segundo experts noassunto, a "loba" era,na verdade, uma prostituta...
    "Si non è vero, è ben trovato" como dizem os próprios.
    Abs
    Ednardo

    ResponderExcluir
  2. PARVUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  3. A estória de Roma tá mal contada.Roma é o mal pior da humanidade.Foi Roma quem crucificou Cristo,e como é que criou a praça de São Pedro.Faturam muito com o assassinato do salvador?

    ResponderExcluir