sexta-feira, 29 de junho de 2012

Americanos criam tinta spray que funciona como uma bateria

Cientistas americanos desenvolveram uma tinta que pode armazenar e liberar energia -- as mesmas propriedades de uma bateria ou pilha usada em eletrodomésticos comuns.

Os pesquisadores, que são da Universidade Rice, em Houston (Texas, EUA), inventaram uma técnica que é capaz de fragmentar cada elemento de uma bateria ou pilha tradicional e transformá-la em uma tinta spray que pode ser usada em qualquer tipo de superfície.

Vídeo sobre a experiência da "tinta bateria" na Universidade Rice (EUA), liderada pelo Prof. Pulickel Ajayan - (Fonte: Rice University).

Em testes, ela foi aplicada em materiais de diferentes tipos, como cerâmica, vidro, aço, e de diversos formatos, como em curvas e no copo de cerveja que ilustra este texto. 

Uma das limitações da tecnologia é a dificuldade no manuseio de um condutor elétrico em estado líquido e a necessidade de uma câmara seca e sem oxigênio para a fabricação da tinta-bateria.  O grupo agora procura uma forma de fabricá-la em condições normais para garantir a produção em massa e viabilizar comercialmente a ideia. 

Tinta que conduz eletricidade (em marrom claro no copo de cerveja) foi testada em superfícies de diferentes naturezas e formatos - (Foto: Jeff Fitlow/Rice University).


Nenhum comentário:

Postar um comentário