quinta-feira, 28 de junho de 2012

Airbus estuda construir fábrica nos EUA

A Airbus ainda não tem uma palavra final, mas estuda a construção de uma fábrica que produzirá nos Estados Unidos aeronaves do modelo A320, o mais vendido da companhia. A afirmação é de Tom Enders, presidente da fabricante de aviões. A Airbus está seriamente estudando a possibilidade de abrir uma linha de montagem nos Estados Unidos, em um desafio direto à Boeing diante da competição mais acirrada no mercado mundial de aviões, disseram nesta quinta-feira fontes familiarizadas com o assunto.

O plano seria produzir o modelo da Airbus que mais vende, o A320, provavelmente em Mobile (Alabama), onde a EADS planejava montar os aviões-tanques sob uma licitação do Pentágono que perdeu para a Boeing no ano passado. Uma das fontes não descartou um anúncio iminente.
 
Um porta-voz da Airbus disse que a unidade da EADS ainda não completou estudos. "Nenhuma decisão foi tomada", disse o porta-voz Stefan Schaffrath, sem dar mais detalhes.
 
Enders considerou “especulação” as afirmações de que a decisão já teria sido tomada. Ele ponderou, porém, que há muito temp, a Airbus quer aumentar a presença nos Estados Unidos, o maior mercado da indústria aeroespacial e de defesa do mundo.

Dois grandes executivos da Airbus teriam visitado recentemente o local onde seria construída a nova unidade, no Estado do Alabama, informaram pessoas familiares aos planos da companhia à agência “Dow Jones”. A Airbus, atualmente, fabrica aviões na França, Alemanha e China.
 

O Airbus A320 (150 passageiros), que poderia ser fabricado também nos EUA -- (Foto: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário