segunda-feira, 28 de maio de 2012

Chinesa Lenovo quer produzir computadores no Brasil

A Lenovo, fabricante chinesa de PCs, tablets e outros produtos de computação pessoal, quer se instalar no Brasil e produzir suas mercadorias no país, diz o MarketWatch, do "Wall Street Journal" -- ver notícia na Folha de S. Paulo de hoje.

Além disso, a Lenovo também tem interesse em adquirir empresas brasileiras, de acordo com a reportagem.  Segundo o MarketWatch, a Lenovo está se esforçando para crescer em mercados emergentes como Brasil, Índia, Indonésia, Argentina e México.

O presidente da Lenovo para a América Latina e para a região Ásia-Pacífico, Milko Van Dujil, destacou a necessidade de evitar as altas tarifas de importação como motivo do interesse de instalar uma filial no Brasil.  Atualmente, de acordo com o MarketWatch, a Lenovo é a nona empresa com maior participação no mercado de computação pessoal no Brasil -- obteve uma parcela de 3,6% do mercado em março deste ano.

Loja da Lenovo em Xangai (China) - (Foto: Aly Song/Reuters).

Um comentário:

  1. Amigo VASCO:
    Eles estão chegando!!!.
    Na área de TELECOM, já chegaram.
    Na forma de "importados" não há quem consiga acompanhar os preços praticados mesmo como uma importação direta de HONG KONG.
    A fabricação aqui na "terrinha" vai enfrentar alguns "POBREMAS", como o alto custo da mão-de-obra, os impostos diretos e indiretos, etc.
    Mas, mesmo com esses empecilhos, sem dúvidas, uma produção aqui ficará mais barata do que a de similares europeus e americanos.
    Ainda se fala em QUALIDADE, mas isso parece superado, pois as empresas detentoras de tecnologia, pricipalmente na área de informática, estão transferindo suas fábricas dos países de origem para a CHINA, como uma forma de se tornarem competitivas à nivel mundial.O padrão de qualidade não mudou. Assim, não há que se esperar que um produto chinês tenha menor qualidade que o produzido no país de origem, detentor da tecnologia.
    Pobres de nós: vamos continuar a exportar insumos básicos, e comprar produtos de alta qualidade de valor agregado.
    Não vejo como competir.
    Mais VINTE ANOS E.....

    Abraços - LEVY

    ResponderExcluir