quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Como será chamado o próximo líder norte-coreano?

O patriarca-mor da Coreia do Norte  era o "Grande Líder", seu filho e sucessor que acaba de morrer era o "Querido Líder" -- qual será o apelido de seu sucessor? A revista virtual Slate publicou no dia 19 deste um artigo (que traduzo a seguir) sobre isso e pergunta: quem define esses apelidos dos líderes norte-coreanos?

Kim Il-sung era conhecido pelos norte-coreanos como o "Grande Líder". Seu filho e sucessor Kim Jong-il, que acaba de morrer, era o "Querido Líder". O próximo sucessor [recém-declarado], Kim Jong-un, será o quê: um Grande Líder, um Querido Líder, ou completamente um outro tipo de líder? Quem é encarregado de decidir que adjetivo deve ser aplicado ao ditador da Coreia do Norte?

É o Departamento de Propaganda e Agitação. Como em outras ditaduras stalinistas, propaganda é um assunto sério na Coreia do Norte. O escritório ou agência de propaganda do país -- modelado como a agência soviética de mesmo nome, cujos esforços deram origem ao termo "agitprop" -- tem como tarefa disseminar slogans, trabalhos artísticos, filmes, e relatórios de mídia que reforçam o regime. Quando chega a hora de gerar apoio para uma figura como um novo líder ou seu herdeiro aparente (ou evidente), é essa gente que surge com um apelido.

Não está totalmente claro quando foi que Kim Il-sung, o ditador que, depois da Segunda Grande Guerra, assumiu o leme da Coreia do Norte apoiada pelos soviéticos, começou a ser chamado de "Grande Líder".  Algumas referências mencionam que ele já teria adotado esse grandioso apelido já em 1949. Outras fontes dizem que realmente passou a usar esse termo nos anos 1960s, quando a cisão sino-soviética o fez distanciar-se dos soviéticos e remodelar a Coreia do Norte à sua própria imagem.

Quem mais fez para reforçar isso pode ter sido seu filho. Talvez já visando mostrar-se um sucessor à altura, Kim Jong-il assumiu um papel de liderança na máquina de propaganda de seu pai e atuou como o arquiteto principal de sua iconografia. Embora não tenha criado o termo "Grande Líder", ele o promoveu insistentemente. No início dos anos 1980s, Kim Jong-il já hávia se estabelecido como um líder partidário de ponta e herdeiro assumido de seu pai. Ele adotou o apelido "Querido Líder"  -- que pode ser traduzido também como "Líder Muito Adorado" -- em 1982, quando seu pai ainda era o "Grande Líder".

O que dizer de Kim Jong-un, o filho mais jovem do falecido "Querido Líder"?  Em 2009, as engrenagens de seu caminho rumo à sucessão foram acionadas, quando ele recebeu o apelido de "Camarada Brilhante".  Seu trajeto para o poder pareceu cimentado quando foi graduado "Querido Jovem General". E, quando da notícia da morte de seu pai, a mídia estatal imediatamente o apelidou de "Grande Sucessor".  -- Ele manterá este apelido? Dependerá do desdobramento dos acontecimentos. Caso se mantenha no poder por décadas, possivelmente deixará esse apelido para tornar-se algum outro tipo de "líder" por si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário