quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Christine Lagarde: "a economia mundial está em perigo"

A economia mundia está "em uma situação perigosa". Esta é a avaliação feita por Christine Lagarde em uma entrevista ao Journal du Dimanche.  Não é a primeira vez que a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) se alarma com a situação econômica mundial. No mês passado ela já alertava contra os riscos de uma instabilidade financeira.

Christine Lagarde considera que as discussões entre Nicolas Sarkozy, Angela Merkel e seus pares ainda não estancaram a crise. Mas ela se furta a citar nomes. "A cúpula de 9 de dezembro não foi suficientemente detalhada sobre os aspectos financeiros, e foi muito complicada sobre os princípios fundamentais", diz ela. Os chefes de Estadop e de governo haviam previsto então uma mudança nos tratados da União Europeia, para reforçar a integração orçamentária e comprometer cada país com o cumprimento das regras.

"Houve progressos consideráveis na Europa, mas são graduais e mal compreendidos. É preciso acelerar a implementação das medidas", insiste Christine Lagarde. Seria útil, segundo ela, que os europeus "falassem em uníssono e anunciassem um calendário simples e detalhado".

Ela observa ainda que os EUA, atores principais da economia mundial, foram afetados, e que os países emergentes, motores dos anos 2.000, estão tolhidos. A ex-ministra da economia da França observa que na China, Brasil e Rússia "as previsões de crescimento foram revisadas para baixo".

O FMI, que deve liberar no final de janeiro suas previsões econômicas mundiais, contava até aqui com um crescimento de 4%. Mas, sua diretora-geral já preveniu que essa taxa será revisada para baixo.

Christine Lagarde defende que os países da UE falem em uníssono e façam um calendários de medidas simples e detalhado - (Foto: Dylan Martinez/Reuters).

Nenhum comentário:

Postar um comentário