segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Banco de carro japonês pode identificar você pelo seu traseiro

Este assunto me foi trazido pelo dileto amigo Levy, a quem agradeço. Vamos, mais uma vez, tirar o chapéu para os japoneses ...

Engenheiros japoneses do Instituto Avançado de Tecnologia Industrial, em Tóquio, surgiram com um novo sistema antifurto para seu carro, que usa como dado chave a forma única de seu traseiro.

O banco do motorista é equipado com 360 sensores de pressão diferentes, que podem detetar com que intensidade foram pressionados, numa escala de 0 a 256. Essa imagem de seu traseiro em 3D é enviada para um laptop próximo, e se transforma em um identificador personalizado. Na próxima vez que alguém pousar seu traseiro no [banco do motorista do] carro, o sistema analisa curvas, depressões, arestas e saliências deixadas por esse traseiro. O carro não engrenará se esse traseiro não for o seu. O motor não partirá se o traseiro não for o seu.

Os engenheiros relatam uma taxa de [acerto de] reconhecimento de 98% entre seis diferentes examinadores.  O que não sabemos é como esse sistema reagiria a detalhes como calças diferentes, uma carteira no bolso de trás, ou talvez a um ganho de peso no inverno. [E se o dono do carro e sua mulher dirigirem o mesmo carro? ...]

O jornal de comércio japonês Nikkei informa que "a equipe tentará a comercialização disso como um sistema antifurto altamente confiável em dois ou três anos, através de cooperação com os fabricantes de carros".



Você já pode desbloquear seu carro com um código biométrico, usando scanners de impressões digitais ou sistemas de reconhecimento de voz que podem ser adaptados em um carro. A Toshiba tem trabalhado também no desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial em carros,  que deixa você sintonizar o rádio do carro por meio de piscadas e gestos -- este tipo de sistema pode ser ajustado de modo que somente alguém com suas feições poderá ligar a ignição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário