quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aplicativo espia usuários de smartphones, revela pesquisador

O texto abaixo é de autoria de Nayara Fraga e foi publicado hoje no blogue Radar Tecnológico do jornal O Estado de S. Paulo.

Depois de descoberto o método de rastreamento usado pelo iPhone, em abril deste ano, agora vem à tona uma ferramenta “espiã” chamada Carrier IQ que aumenta a discussão sobre privacidade. Ela está presente em milhões de smartphones no mundo e pode monitorar o uso que as pessoas fazem de seus aparelhos, segundo o Mashable.

Os toques na tela e o conteúdo de mensagens seriam algumas das informações possivelmente gravadas pelo Carrier IQ, que as enviaria, então, a terceiros. Praticamente todos os aparelhos baseados no sistema operacional Android, do Google, têm o recurso ativado — exceto os celulares Galaxy Nexus, Google Nexus One, Nexus S e o tablet Motorola Xoom, diz o Mashable. BlackBerrys e celulares da Nokia são outros dispositivos em que o aplicativo se encontra. E iPhones também viriam com a ferramenta embutida, mas desativada.

O site conta que a proposta do Carrier IQ é gravar informações úteis para as operadoras melhorarem a qualidade do serviço prestado aos consumidores — ou seja, ela é de uso das operadoras, e não das fabricantes de aparelhos.

Após um pesquisador revelar ter descoberto que informações como os toques na tela são armazenadas e enviadas aos servidores da Carrier IQ, a empresa disse não gravar ou rastrear esse tipo de dado. “As informações coletadas pela Carrier IQ são de uso exclusivo do cliente (operadoras), e a empresa não vende informações pessoais do assinante a terceiros”, disse a Carrier IQ em comunicado à imprensa. O pesquisador, Trevor Eckhart, gravou vídeo, em inglês, para explicar o funcionamento da ferramenta. No minuto 5:55, ele mostra onde está o aplicativo; e, no minuto 7:00, ele mostra a lista de ações que o aplicativo espia. (A marca do aparelho é HTC, mas ocorre o mesmo em outras.)

O Mashable lembra que não está clara a relação da Carrier IQ com as operadoras, e o site da companhia não detalha quais são suas clientes no mundo. A Carrier IQ tem escritórios nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Malásia. “É definitivamente desconcertante ver isso tudo sendo feito por um aplicativo que está completamente fora do controle do usuário”, diz o Mashable. Seja qual for o papel da ferramenta, o alerta da privacidade está aceso.

Veja também: Usuário rastreado via iPhone recebe indenização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário