terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mais três mitos sobre o cérebro humano

Há poucos dias, fiz uma postagem sobre quatro mitos relativos ao cérebro humano. Hoje, meu dileto amigo Levy apontou-me um texto com sete mitos, acrescentando mais três àqueles da citada postagem. Aí vão eles.

5. O cérebro humano é o maior entre os dos animais

Há quem acredite que o único animal racional precisa ter o maior cérebro dos seres vivos, mas quando o assunto é inteligência, tamanho não é documento. Em média, o cérebro de uma pessoa adulta pesa 1,3 kg, exatamente a mesma média do cérebro dos golfinhos. Golfinhos também são notoriamente inteligentes, mas cérebro muito maior têm as baleias cachalotes. Uma cachalote adulta tem um cérebro de 7,8 kg, e não chega a ser considerada um animal inteligente. Via de regra, quanto maior o bicho, maior o cérebro, simples assim.

 Golginho - (Foto: Getty Images). 

6. O cérebro é cinza

Apesar de que em laboratórios os cérebros conservados em formol tem uma coloração cinza, e grande parte do órgão é chamada de 'massa cinzenta', nem tudo dentro das nossas cabeças é cinza. De acordo com a neurologista Cristen Conger, ouvida pelo canal Discovery, o cérebro possui linhas vermelhas, partes brancas e até pontos negros. A maior parte é, sim, acinzentada, mas o próprio sangue e alguns gânglios basais se encarregam de tingir o cérebro.  

Cérebro humano - (Foto: Getty Images).


7. Vídeos ajudam o cérebro de bebês

Apesar de muitos programas de TV serem direcionados a bebês e se anunciarem como benéficos para o desenvolvimento da inteligência nas crianças, especialistas ouvidos pelo jornal americano New York Post afirmam que antes dos 2 anos de idade, os bebês deveriam ficar longe da televisão. Pesquisas dão conta de que quanto mais tempo um bebê passa em frente à tela, menos palavras ele aprende. Outros estudos relacionam os vídeos infantis a déficit de atenção. Polêmicas à parte, todos os cientistas concordam que a interação ao vivo, com os pais, é melhor que estar em frente à TV.  

Vídeos não ajudam cérebros de bebês - (Foto: Getty Images).


Nenhum comentário:

Postar um comentário