quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Facebook desenvolve smartphone em segredo

O texto abaixo é de autoria de Nayara Fraga, e foi publicado ontem no blogue Radar Tecnológico do jornal O Estado de S. Paulo.

Celular do Facebook. Será que pega?

O Facebook não admite, mas a imprensa internacional informa que a rede social desenvolve um smartphone baseado em Android (sistema operacional do Google) em parceria com a fabricante taiwanesa de celulares HTC. O aparelho se chamaria “Buffy” e estaria vinculado diretamente à plataforma social usada no site comandado por Mark Zuckerberg.

Depois de pesquisar a fundo o tema, o blog de tecnologia All Things D chegou à conclusão de que esse projeto pode estar em desenvolvimento há cerca de um ano e meio, quando foi formado um time especial na empresa para cuidar do assunto. O espaço de trabalho dessa equipe, segundo o blog, seria em outro edifício, isolado do resto da companhia, dada a confidencialidade do projeto. Liberar-se-ia o acesso, por meio de cartões-chave, apenas para pessoas intimamente envolvidas no projeto, diz o blog.

Lá, a equipe já teria tentado realmente criar um celular, com software e hardware integrados. Antes de chegar a “Buffy”, o time cogitou ainda os nomes “Social Layer” e “Slayer” para o aparelho. Mas o projeto, conta o All Things D, ficou muito grande e diferente do ponto de partida, o que teria feito muitas pessoas o abandonarem. Entre os integrantes da equipe estavam o fundador do Firefox e criador do aplicativo do Facebook para o iPhone, Joe Hewitt, o criador do sistema do Google Chrome, Matt Papakipos, e outras pessoas. Era um grupo exclusivo que teria gerado “estranheza” na estrutura direta do Facebook e causado ciúmes em outros empregados.

Ao longo do tempo, o Facebook teria, então, feito e refeito planos, como usar o Android no aparelho com destaque para a adoção do HTML5. E o dinheiro envolvido na criação do smartphone seria outro motivo para arrastar o projeto.

Na ausência da confirmação da HTC ou do Facebook, o diz-que-me-diz não passa disso. Mas várias fontes informaram ao All Things D que um celular está sendo criado pelas duas companhias. E, de relevante, o Facebook apenas disse ao site que “todo aparelho móvel é melhor se profundamente social”. Quem sabe, com a abertura do capital da rede social em Bolsa, essa novidade não apareça de fato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário