quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exército americano testa arma hipersônica

O exército americano realizou seu primeiro teste de voo de uma nova arma capaz de viajar a uma velocidade cinco vezes maior que a do som, dentro da atmosfera terrestre.

O lançamento da Arma Avançada Hipersônica (Advanced Hypersonic Weapon - AHW) foi feito da base de mísseis de Kauai (Havaí), por volta de 1h30 da manhã do dia 17 deste mês. A arma atingiu o atol de Kwajalein -- a 3.700 km de distância -- em menos de meia hora, disse a Cel. Melinda Morgan, uma porta-voz do Pentágono.

No início do ano, o Serviço de Pesquisa do Congresso (Congressional Research Service) -- o braço de política pública de pesquisa do Congresso americano -- disse em um relatório que a AHW é parte do programa militar de desenvolvimento de armas de  "ataque global rápido",  que permitiriam aos EUA atacar alvos em qualquer lugar do mundo em não mais de uma hora.

A Força Aérea e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa (DARPA, em inglês) estão desenvolvendo um veículo semelhante.

O objetivo do teste de quinta-feira foi coletar dados sobre tecnologias que impulsionem o AHW e permitam que ele se mova furtivamente -- o exército estava testando igualmente como o veículo se comportava em um voo de longo alcance.

O Serviço de Pesquisa do Congresso informou que o AHW pode ser manobrado, de modo a evitar o voo sobre determinados países quando se aproximar de seu alvo, e será equipado de sistema preciso de orientação para atingir esse alvo.

[Pelo menos duas coisas me impressionaram nessa notícia, à parte seu lado exclusivamente tecnológico: - 1) apesar de estar passando por uma crise econômico-financeira sem precedentes, com sérias limitações para atender até os serviços sociais básicos e num impasse político interno inédito e surpreendente que impede a solução desses e outros problemas, os EUA insistem e teimam em arvorar-se de xerife do mundo e gastam bilhões de dólares em programas como esse do AHW; - 2) percebe-se nitidamente o espírito perdulário e de disputa interna que sempre caracterizou as forças armadas americanas (como, aliás, basicamente em todo o mundo), que faz com que a força aérea americana e a DARPA gastem também suas montanhas de dinheiro para tentar desenvolver uma arma semelhante à que o exército já está testando!]


Nenhum comentário:

Postar um comentário