quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Descoberta de moedas antigas deve mudar história do Muro das Lamentações

Arqueólogos israelenses anunciaram o achado de moedas antigas que podem subverter as crenças largamente mantidas sobre as origens do Muro das Lamentações de Israel, um dos locais mais sagrados para o Judaísmo. O anúncio da descoberta foi feito nesta quarta-feira.

Por séculos, muito do que se pensava sobre o muro era que ele fora construído pelo rei Herodes (que detém má fama, na tradição do Cristianismo, por ser algoz nos esforços de perseguição do bebê Jesus, de acordo com a história original dessa religião). Mas arqueólogos afirmaram ter encontrado moedas enterradas sob os alicerces do muro, e que foram cunhadas 20 anos depois da morte do rei Herodes, em 4 d.C. --o que demonstra que a estrutura foi completada pelos reinados sucessores.

A descoberta pode significar uma revisão nos guias turísticos para as multidões que visitam a cidade.  "Cada guia turístico baseado na história de Jerusalém responde 'Herodes' quando perguntado sobre quem construiu o muro", disse a autoridade de antiguidades de Israel, em comunicado. "Essa partícula da informação arqueológica ilustra o fato de que a construção do muro foi um projeto enorme que levou décadas e que não foi completado durante a vida de Herodes", disse a autoridade israelense.

A autoridade disse que os historiadores acadêmicos já tinham conhecimento, a partir de fatos narrados pelo historiador judeu Flávio Josefo (37 ou 38 d.C. - 100 d.C) de que o muro fora completado pelo bisneto de Herodes.  Mas esse relato não ajudou a dissipar a história popular de que Herodes concluiu o Muro das Lamentações. As moedas foram a primeira evidência concreta para fazer uma atualização da versão de Flávio Josefo.

Moedas achadas sob o Muro das Lamentações, em Israel, devem mudar história da construção do local - (Foto: Abir Sultan/Efe).

De acordo com o jornal israelense Haaretz, foi descoberto um banheiro ritual (mikveh) ao longo do antigo canal de drenagem de Jerusalem, e nele foram encontradas três lamparinas de argila e dezessete moedas de bronze identificáveis. As lamparinas eram de um tipo comum no primeiro século da Era Comum (EC) [as referências a datas e períodos arqueológicos esbarram, inevitavelmente, em questões religiosas -- as abreviações "AC" (Antes de Cristo) e "DC" (Depois de Cristo) encontram reações de quem não é religioso ou católico; por isso, há quem prefira usar "AP" (anos Antes do Presente) que geralmente, mas não exclusivamente, é usada por arqueólogos quando se referem a datas obtidas pelo método do radiocarbono; as abreviações alternativas EC (Era Comum) e AEC (Antes da Era Comum) não evitam de todo a discussão que surge do uso de "AC" ou "DC" porque, afinal, usam uma aproximação do ano de nascimento de Jesus Cristo como ponto de referência].

As lamparinas e as moedas foram encontradas quando os arqueólogos peneiravam a terra removida do banheiro lacrado. De acordo com Donald Ariel, curador da coleção numismática da Autoridade Israelense de Antiguidades (IAA, em inglês), as quatro moedas mais recentes do conjunto encontrado foram cunhadas pelo procurador romano da Judeia, Valerius Gratus, em alguma época por volta de 17 ou 18 EC -- cerca de 20 anos depois da morte de Herodes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário