quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Banco Santander venderá 7,8% de sua filial no Chile

Pelo visto, o espanhol Banco Santander está procurando fazer caixa, vendendo fatias de suas filiais no exterior -- pelo menos na América do Sul. Depois de anunciar a intenção de vender 3% de sua filial brasileira, o banco faz anúncio semelhante para sua filial chilena.

De acordo com o jornal chileno El Mercurio, uma das maiores operações do mercado bursátil chileno será realizada nos próximos dias pelo grupo espanhol Santander, do empresário Emilio Botín -- o banco espanhol irá vender 7,8% da propriedade do Banco Santander Chile, através da empresa Teatinos Siglo 21.

Com a venda, o grupo espanhol busca levantar novos recursos para capitalizar-se no Chile. Segundo explicou o banco, o objetivo é atingir um "core capital" ou "capital principal" [o mesmo que "share capital", quando se fala do capital de instituições financeiras] de 10% em 30 de julho de 2012, e assim situar-se acima das exigências regulatórias europeias.

No Chile, a colocação do pacote acionário será liderada por Santander GBM em conjunto com LarrainVial. No exterior, haverá a participação, em diversas modalidades, de Global Coordinator, BofA Merrill Lynch e Credit Suisse, além do Citigroup. O road show se realizará entre os dias 23 de novembro e 5 de dezembro, e incluirá Europa, Estados Unidos e Chile.

Após a operação, o grupo Santander reduzirá seu controle da filial chilena a 67% do capital desta, mantendo-se pois como seu principal acionista.

Por falar em Santander e Emilio Botín, este empresário, que é o presidente mundial do grupo Santander, encontrou-se nesta terça-feira com a presidente Dilma Rousseff e reafirmou-lhe compromissos com o Brasil, segundo sua assessoria de imprensa. Conforme Botín, o Brasil tem grandes companhias muito bem geridas e em processo de internacionalização. "Espanha e Europa podem ser boas oportunidades para sua expansão. O Banco Santander está muito comprometido em apoiar a internacionalização das empresas brasileiras", diz em nota. Botín também disse estar convencido de que as relações comerciais e investimentos entre os dois países vão crescer nos próximos anos e isso será bom para ambos.

O encontro aconteceu um dia depois de o Santander da Espanha informar que planeja vender uma fatia de 7,8% na sua unidade no Chile. Com base no valor de mercado do Banco Santander Chile, de US$ 14,25 bilhões, a venda da participação pode render US$ 1,1 bilhão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário