sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Austrália quer criar "maior reserva natural marinha do mundo". Já o Brasil ...

O governo australiano anunciou sua intenção de criar a maior reserva natural marinha do mundo, na barreira de corais da sua costa.

Segundo o ministro australiano do Meio Ambiente, Tony Burke, serão introduzidos novos limites para a atividade da pesca e a extração de gás e petróleo será proibida em uma área de quase um milhão de quilômetros quadrados. O oceano localizado no nordeste da chamada Grande Barreira de Corais abriga inúmeras espécies consideradas em risco de extinção no mundo, bem como um grande número de tubarões e atum.

A maior reserva natural do mundo atualmente se localiza ao redor das ilhas Chagos, possessão britânica no Oceano Índico.

A área proposta pela Austrália abarcaria os destroços de navios americanos e japoneses afundados durante a Segunda Guerra Mundial.

[Enquanto a Austrália assume essa postura digna e exemplar, o Brasil continua displicente e criminosamente fazendo vista grossa à proteção de seus recursos naturais.  No recentíssimo desastre do vazamento do poço da Chevron na costa do Estado do Rio o governo, via ANP, deixou que transcorressem duas semanas até "enquadrar" a petrolífera americana. No capítulo florestas, o Brasil desmata mais que os demais países do grupo Brics. O paraíso de Fernando de Noronha passa por um processo de favelização.  -- O próximo paraíso natural brasileiro sob ameaça de danos, ou mesmo de destruição, por possível exploração de petróleo em suas vizinhanças é o arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, o complexo natural mais importante do Atlântico Sul. No dia 02 de setembro deste ano, o jornal O Estado de S. Paulo noticiava que a exploração de petróleo na costa ameaça Abrolhos.

Que a iniciativa da Austrália nos sirva de exemplo e lição.]

A barreira de corais da Austrália - (Foto: Google).

A barreira de corais da Austrália - (Foto: Google).

O arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia - (Foto: Google).

Exemplo de vida marinha em Abrolhos - (Foto: Google).

Exemplo de vida marinha em Abrolhos - (Foto: Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário