sexta-feira, 28 de outubro de 2011

VANT dos EUA baseado na Etiópia torna-se operacional

De acordo com autoridades militares dos EUA, a Força Aérea Americana (FAA) tem, secretamente, realizado voos de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) Reaper em missões de contraterrorismo, a partir de um remoto aeroporto civil no sul da Etiópia, como parte de um esforço de guerra liderado pelos EUA, que se expande rapidamente, contra um ramo da Al-Qeda no leste da África. [Acho uma delícia esses anúncios oficiais de missões "secretas" -- me fazem lembrar a piada da beleza do uniforme da polícia secreta portuguesa ...].

A FAA tem investido milhões de dólares na melhoria e modernização de um aeroporto em Arba Minch, Etiópia, onde construiu um pequeno anexo para abrigar uma esquadrilha de VANTs que podem ser equipados com mísseis Hellfie e bombas guiadas por satélites. Os Reapers iniciaram suas missões de voos no início deste ano, sobre a vizinha Somália, onde os EUA e seus aliados na região têm tido como alvo o al-Shabab, um grupo militante islâmico ligado à al-Qeda.

Consciente do desastre de 1993 na operação Black Hawk Down, em que dois helicópteros militares americanos foram abatidos e 18 americanos mortos na capital somaliana de Mogadicio, a administração Obama tem evitado deslocar tropas para esse país. Como consequência, os EUA têm se apoiado em ataques mortíferos de VANTs, uma presença crescente da CIA em Mogadicio, e em missões em pequena escala realizadas por Foças Especiais americanas.  Além disso, os EUA têm aumentado o financiamento e o treinamento de forças de manutenção da paz africanas na Somalia, que lutam contra o al-Shabab.

O Washington Post informou no mês passado que o governo Obama está construindo uma constelação de bases secretas de VANTs na Península Arábica e no Chifre da África, incluindo uma na Etiópia. No entanto, a localização da base etíope e o fato de que ela se tornou operacional este ano não haviam ainda sido divulgados anteriormente. Algumas bases na região têm sido usadas na realização de missões contra o ramo da al-Qeda no Iêmen.

Vejam postagem anterior sobre o uso de VANTs na Somália.

As ilhas Seychelles (no Oceano Índico ocidental), onde os EUA haviam estacionado temporariamente VANTs MQ-9 sob a autoridade operacional do Comando Africano americano, abrigam agora uma base na qual uma pequena esquadrilha de VANTs "caçadores-matadores" retomou suas operações em setembro (Foto: Comando Africano dos EUA/Major Eric Hillard).

Militantes do al-Shabab, alvo dos EUA e seus aliados no leste da África (Foto: The Washington Post).

Localização da nova base de VANTs na Etiópia (Mapa: The Washington Post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário