terça-feira, 18 de outubro de 2011

Roubaram o teleponto de Obama ...

A revista virtual The Slatest publica hoje uma notícia que parece uma gozação, vinda de um paiseco qualquer e não da maior potência militar e econômica mundial, obcecada com questões de segurança. Como a própria revista diz, a notícia deve estar provocando risos no pessoal da Fox News.

Uma van carregando o teleprompter do presidente Obama foi roubada ontem do estacionamento de um hotel na Virginia [teleprompter ou teleponto é um dispositivo acoplado às câmaras de filmar que exibe o texto a ser lido pelo apresentador]. Uma afiliada da rede NBC em Richmond informa que o veículo -- que levava também equipamento de áudio, sinetes presidenciais, e um pódio -- foi recuperado mais tarde, no mesmo dia, em um outro estacionamento de hotel, embora não tenha ficado claro se todo o conteúdo da van, orçado em aproximadamente 200 mil dólares, foi também recuperado.

"Não havia informação confidencial ou sensível no veículo", afirmou hoje em um comunicado a Agência do Sistema de Informação da Defesa. "Levamos muito a sério incidentes como esse, e uma investigação formal está em andamento em coordenação com as pertinentes agências de aplicação da lei".

A van estava estacionada em um hotel fora de Richmond, em antecipação a um aparecimento local do presidente amanhã. De acordo com a afiliada da NBC, não está claro se a van foi visada especificamente por causa de seu conteúdo ou se se tratou de um crime comum.

O uso frequente de teleponto por Obama tem gerado críticas de um grupo de seus críticos conservadores, alguns dos quais apelidaram o equipamento de "Teleponto dos Estados Unidos" (TOTUS, em inglês). Um novato do Partido Republicano na Câmara dos Deputados lançou uma proposta no início deste ano para retirar os recursos para o telepronto, mas mais tarde descartou essa ideia.

Numa versão inicial da notícia do teleponto no jornal de TV Fox News, a rede Fox apressou-se em registrar que "o presidente Obama raramente é visto sem o TOTUS".

[Como se vê pela notícia acima, também os americanos estão sujeitos a problemas banais de segurança, e ao uso ridículo que os políticos da oposição fazem disso.] 

Presidente Obama lê de um teleponto enquanto fala para uma pequena multidão no Savanah Technical College, em 02/3/2010 (Foto: Stephen Morton/Getty Images).

Nenhum comentário:

Postar um comentário