sábado, 15 de outubro de 2011

Risco de avalanche gigantesca assusta cidade suiça

Um bloco de gelo do tamanho de 12 campos de futebol está sob risco de desprender-se de um glaciar suiço -- se isto acontecer, o gelo deslocado pode derreter-se, formando um reservatório que poderia gerar uma inundação na direção do vale abaixo da geleira.  Autoridades da cidadezinha ali localizada dizem, no entanto, que não há nada a temer.

Nas últimas semanas, uma sombra paira sobre a pitoresca comunidade de Lauterbrunnen, nos Alpes suiços. Autoridades desse popular destino turístico descobriram em setembro uma nova fenda no glaciar Giesen, localizado sobre o vale em que se localiza aquela comunidade, e avisaram os moradores de que havia o risco de que uma "grande quantidade" de gelo se desprenda da geleira.

Trilhas para caminhada no sopé da geleira foram fechadas, e as autoridades de Lauterbrunnen formaram uma equipe de crise, constituída por especialistas, para analisar e determinar preparativos para o deslizamento potencial a partir do terminal mais baixo do glaciar, localizado sob a face norte do pico Jungfrau (Jovem Senhora, em alemão) nos Alpes berneses. Na ocorrência de tempo mais quente, o gelo em queda pode derreter-se e formar, efetivamente, um lago que poderia gerar uma inundação sobre a localidade, disseram aquelas autoridades.

"Estamos observando o glaciar e determinamos a instalação de uma câmara para acompanhar seus movimentos", disse o chefe da equipe de crise, Christian Abbühl, à revista Spiegel Online. "Se notarmos qualquer coisa fora do normal reavaliaremos a situação", completou ele.

Pequenos blocos de gelo têm sido observados caindo da geleira instável nas últimas semanas, e quaisquer pedaços maiores deverão, espera-se, cair sobre uma estreita área de vale sob a montanha chamada Trimmleten.

A comunidade insiste em que não há razão para receios. "A área em questão não é habitada, portanto ninguëm seria afetado diretamente", disse Abbühl. A pior coisa que poderia acontecer, acrescentou ele, seria uma acumulação de água. "A questão sobre a quantidade de água envolvida e se ela poderia levar a um rompimento de barragem está sob análise de nossa equipe de especialistas", disse ele, observando que tal cenário não pode ser descartado.

Tem havido alguma preocupação de que um fim abrupto de um período de tempo quente possa causar um súbito rompimento do gelo do glaciar, algo já observado em outras "situações similares conhecidas", de acordo com um comunicado de autoridades de Lauterbrunnen. Mas isso não ocorreu. "A situação permanece estávelcom a geleira", afirmou Abbühl. Com a aproximação do inverno a ruptura do glaciar tornar-se-á cada vez mais improvável, até a primavera e o verão próximos.

Lauterbrunnen já tem estado nas manchetes com a ocorrência frequente de mortes durante saltos da base da montanha, feitos a partir dos penhascos que a circundam. As notícias recentes sobre o risco de deslizamento provocaram o que as autoridades locais chamaram de "grande agitação". Mas, alguns membros da comunidade não estão muito preocupados. "Temos vivido aqui por 59 anos e meio", declarou um cidadão local. "Isso é o que se tem nas montanhas, algumas vezes podem acontecer coisas, mas convivemos com esse perigo", disse ele. "Se alguém estiver com medo ou se sentir preocupado por causa disso deve então mudar-se daqui", acrescentou ele.

O glaciar está localizado abaixo do pico do Jungfrau, nos Alpes berneses (Fto: AFP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário