sábado, 22 de outubro de 2011

Parte de muro romano desmorona em Pompeia, na Itália

Uma parte do muro romano de uma área arqueológica de Pompeia, na Itália, desmoronou provavelmente devido a problemas com infiltração de água. A queda da estrutura ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira nas imediações da chamada Porta Nolana, ao norte de Pompeia, na muralha do sítio arqueológico da cidade. A parte do muro que caiu mede três metros de largura, por um metro e meio de altura. O local foi fechado ao público por segurança e para permitir uma avaliação dos danos e da reparação da mesma.

Em novembro de 2010, a Casa dos Gladiadores desmoronou totalmente, pouco depois de danos no pátio da Casa do Moralista e no início de dezembro caíram mais dois muros devidos ao excesso de chuvas na região naquele período. 

A cidade de Pompeia, a 235 km ao sul de Roma, tradicional destino de férias, foi destruída no ano 79 d.C por uma forte erupção do vulcão Vesúvio, que também arrasou as localidades de Stabia e Ercolano, importantes sítios arqueológicos. Durante séculos Pompeia permaneceu sepultada. Mas por ordem do rei Carlos de Borbón (Carlos 3º da Espanha), as escavações foram iniciadas, processo que continua até os dias de hoje. Metade da cidade, que chegou a abrigar uma população de 20 mil pessoas, segue ainda encoberta, afirmam os especialistas.

Logo após o desmoronamento da Casa dos Gladiadores fiz uma postagem,  em que mostro detalhes das fantásticas ruínas de Pompeia e abordo os riscos enormes que pesam sobre sua manutenção e conservação, por descaso do governo italiano.

Policiais inspecionam área da cidade histórica de Pompeia, onde parte de um muro ruiu neste sábado (Foto: Cesare Abbate/Efe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário