sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O de sempre nos negócios: altos dirigentes ganham 49% de aumento, mas os trabalhadores ...

Os dirigentes das maiores empresas inglesas foram ontem acusados de "porcos gananciosos da elite", por terem embolsado um aumento de 49% no ano passado enquanto, na média, os trabalhadores não conseguiram sequer acompanhar a inflação.

Os sindicatos ficaram furiosos após a publicação dos números, que mostraram como os honorários dos diretores cresceram no ano fiscal passado, graças a salários crescentes, bônus e, em especial, o inchaço do valor dos planos de longo prazo de participação acionária (share plans) dos diretores.  ["Share plan" (SP), ou "Share Incentive Plan" (SIP), é um programa de participação acionária implantado no Reino Unido em 2000 para incentivar a contratação e a retenção de empregados numa empresa -- equivale ao programa de participação nos lucros adotado por inúmeras empresas no Brasil, inclusive na área estatal].

As estatísticas, compiladas pelo Incomes Data Services (Serviços de Dados de Receitas, em tradução livre) (IDS), fornecem um instantâneo anual da remuneração de executivos, conforme informado nos relatórios mais recentes das empresas para seus acionistas, e mostram que os principais executivos das 100 maiores empresas listadas pela FTSE [organização independente, de propriedade conjunta do jornal Financial Times e da Bolsa de Londres] ganharam uma média de 3.855.172 de libras esterlinas (cerca de 10.525.000 reais) no ano passado. Isto representa um aumento médio de 43% e, incluindo-se outros diretores, os ganhos totais tiveram um aumento de 49%.

De acordo com o relatório emitido pelo IDS, desses 100 executivos aquele com maiores ganhos no ano passado foi Michael Davis, do conglomerado de mineração Xstrata, que embolsou 18,4 milhões de libras esterlinas (cerca de 50 milhões de reais). Steve Tatton, editor do relatório, disse que os grandes aumentos exemplificam o valor crescente dos SIPs de longo prazo que foram acumulados ao longo do tempo. "A economia britânica pode estar lutando para voltar aos níveis de produção pré-recessão, mas o mesmo não se pode dizer da remuneração dos 100 diretores da FTSE. Os generosos pacotes de remuneração que os 100 diretores da FTSE agora recebem indicam uma marcante melhora nas fortunas dos diretores", disse ele.

A fúria dos sindicatos só fez aumentar, depois que um segundo relatório do IDS, divulgado também ontem, mostrou que o aumento médio dos trabalhadores do setor privado neste verão foi de apenas 2,6% -- metade do valor mais recente da inflação anual. "Esse é outro brilhante exemplo de como se comportam os gananciosos porcos da elite que dirigem nossas empresas", disse Paul Kenny, secretário-geral do sindicato GMB, que recentemente publicou uma pesquisa sobre 294 ocupações, cobrindo 90% dos trabalhadores britânicos, que mostrou que eles têm sofrido perdas de padrão de vida de até 20% em alguns setores.

[Esse tipo de relatórios sobre salários de altos executivos e empregados deveriam ser frequentes e transparentes também no Brasil].

Nenhum comentário:

Postar um comentário