sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Nação Cherokee (EUA) decidiu expulsar os negros descendentes de escravos

 Eis mais um caso inusitado de discriminação racial envolvendo os EUA.


O governo americano está em conflito com a Nação Cherokee, por causa de sua decisão de expulsar de sua sociedade os descendentes de escravos negros.  A tribo, a segunda maior do país, revogou a cidadania indígena de 2.800 membros negros na semana passada. De acordo com informação da Associated Press, essa atitude priva os expulsos de assistência médica, auxílio alimentação, e outros serviços.

Essa medida seguiu-se a uma decisão da Suprema Corte da tribo, que confirmou uma emenda constitucional de 2007 (da Constituição Cherokee) que limita a Nação Cherokee a aqueles que têm sangue Cherokee. Isto gera a exclusão dos descendentes dos escravos que eram posse de Cherokees abastados, até serem libertados depois da Guerra Civil.  Em um tratado de 1866 entre a tribo e o governo americano, foi garantida a esses libertados a plenitude dos direitos tribais.

Em resposta à exclusão, o Birô (federal) de Assuntos Indígenas (BIA, em inglês) avisou nesta semana que não reconhecerá nenhuma ação ou eleição pela tribo que não inclua os descendentes dos libertados e respeite seus direitos. Os líderes da Nação Cherokee revidaram, dizendo que as listas de cidadãos (em condições de votar e serem votados) são um assunto de soberania tribal. "A Nação Cherokee não recebe ordens do BIA", disse o principal chefe da tribo em comando.

Como aponta o Guardian, essa querela ressuscita alguns dos piores capítulos da história americana. Há sempre algo deprimente quando se vê um grupo historicamente ultrajado eliminando ou excluindo os direitos de outro grupo. E há a ironia de se ter o governo americano advertindo nativos americanos a devolver a uma minoria civilmente cassada os direitos que lhe são de direito.

Na quarta-feira surgiu a esperança de que essa confusão possa ser resolvida em breve, quando a procuradora-geral da Nação Cherokee, Diane Hammons, concordou com uma petição de um advogado de Oklahoma para que a Suprema Corte (Cherokee) reconsidere sua decisão. "A nação considera que uma reabertura do caso ... serve aos seus melhores interesses", escreveu ela, segundo o jornal Tulsa World

Homens e mulheres Cherokee (Foto: Wikimedia Commons).

Em 2007 os Cherokees aprovaram uma emenda à sua Constituição que exige que os membros da tribo tenham sangue Cherokee (Foto: Brendan Smialowski/AFP/Getty Images).

Nenhum comentário:

Postar um comentário