terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hackers roubam dados de usuários de sites da Google por meio de certificado fraudulento

Hackers utilizaram um certificado de segurança forjado para roubar dados e senhas de usuários de todos os sites da Google. O ataque foi primeiro relatado por internautas iranianos e acabou sendo confirmado por especialistas de segurança do Kasperky Lab.

O ataque é conhecido como "man-in-the-middle". Os criminosos, ainda não identificados, direcionavam os usuários para falsos sites da Google, sobretudo o Gmail. Os hackers apresentavam um falso certificado SSL - protocolo usado para proteger e autenticar tráfego de internet sensível a ataques, como transações comerciais e acesso a e-mails. Dessa forma, o internauta era induzido a digitar sua senha no site malicioso acreditando tratar-se de um site seguro.

Mas o certificado foi emitido para os hackers, em 10 de julho, por meio de uma autoridade emissora autêntica, a holandesa DigiNotar. Ou seja, os criminosos podem ter recolhido senhas de usuários de sites da Google por quase dois meses. Em post em seu blog de segurança, a Google disse que usuários de Chrome não foram afetados porque o navegador é capaz de detectar o certificado fraudulento. Mesmo assim, disse que vai desabilitar os certificados do DigiNotar durante as investigações. A empresa também informou que a Mozilla (do Firefox) e a Microsoft (do Internet Explorer) tomaram medidas no mesmo sentido.

O primeiro usuário a identificar o problema foi um iraniano, que desconfia que o ataque tenha sido arquitetado pelo governo do país para espionar os cidadãos. Ele notou que havia algo errado porque o navegador Chrome emitiu um alerta quando ele tentava acessar o Gmail.








Nenhum comentário:

Postar um comentário