quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Espaçonave russa se espatifa depois de não conseguir atingit órbita


Pedaços de uma espaçonave russa não tripulada que se dirigia para a Estação Espacial Internacional, se espatifaram na Sibéria hoje, depois que a espaçonave apresentou problemas logo após o lançamento. A agência espacial russa Rocosmos não informou se a nave de suprimento Progress foi destruída no incidente, mas autoridades locais na região próxima de onde os destroços caíram disseram ter ouvido uma forte explosão. "A explosão foi tão forte, que por 100 km os vidros das janelas quase se soltaram por completo", disse à mídia russa Alexander Borisov, chefe da região de Choisky na província russa de Altai.

Até agora não houve informes de vítimas. O incidente, porém, pode impactar tanto a Rocosmos quanto a NASA, que planeja mandar seus astronautas ao espaço em naves russas, agora que se encerrou seu programa de ônibus espaciais. O gerente do programa de estação espacial da NASA, Mike Suffredini, disse que uma missão tripulada programada para o mês que vem pode ser adiada, porque a parte do foguete Soyuz que falhou no incidente de hoje é semelhante às que serão usadas no lançamento de naves tripuladas.

Embora a espaçonave estivesse levando mais de 2,5 toneladas de suprimentos, incluindo oxigênio, comida e combustível, a Estação Espacial Internacional tem suprimentos suficientes, de modo que o ocorrido "não terá influência negativa" sobre a tripulação de seis pessoas da Estação, disse a Rocosmos.

Vista parcial da Estação Espacial Internacional (Foto: NASA/Getty Images).

Nenhum comentário:

Postar um comentário