quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Curso grátis da Universidade de Stanford atrai 58.000 estudantes do mundo inteiro

Um curso grátis online que está sendo oferecido pela Universidade de Stanford (EUA) neste outono atraiu mais de 58.000 estudantes do mundo inteiro -- um número cerca de quatro vezes maior que todo o corpo de alunos dessa instituição, informa o New York Times.

O curso sobre inteligência artificial (IA) é um dos três que estão sendo oferecidos pelo departamento de ciência da computação de Stanford, e será ministrado por dois destacados professores de IA, Sebastian Thrun e Peter Norvig. Thrun liderou um programa em Stanford para construir um carro robótico que circulou por 132 milhas (quase 220 km) de estradas não pavimentadas de um deserto da Califórnia. Mais recentemente, ele encabeçou um projeto do Google para desenvolver carros autodirigíveis, muitos dos quais já foram testados com sucesso em estradas americanas. Norvig é diretor de pesquisas do Google e um ex-cientista da NASA -- é autor de um livro texto muito lido sobre IA.

Os estudantes online não receberão notas ou créditos pela participação, mas serão ranqueados em comparação com seus colegas de classe online.

Thrun disse que o curso é parte de um esforço para aumentar a possibilidade de acesso a uma educação mais elevada de custo proibitivo. "A visão é: mudar o mundo levando a educação a lugares que hoje não podem ser alcançados", ele disse ao New York Times.

Os dois cientistas disseram que para criar o curso se inspiraram em Salman Khan, um engenheiro que criou uma organização sem fins lucrativos que postava vídeos de instrução no YouTube para estudantes ao redor do mundo. "A ideia de que se pudesse oferecer um mínimo de conteúdo aberto era muito arriscada há 10 anos atrás, e decidimos ser muito conservadores", disse Thrun. "Agora, a questão é: 'como você se envolve com algo que é mais interativo e cooperativo'? Veremos muitos e muitos modelos [disso] nos próximos quatro ou cinco anos", concluiu ele.
Os professores do curso online grátis da Universidade de Stanford, Peter Norvig (à esquerda) e Sebastian Thrun (Foto: Noah Berger/ The New York Times).


Nenhum comentário:

Postar um comentário