segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Banco Central Europeu apela a governos para manterem suas promessas para resolver a crise

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, apelou hoje aos governos da zona do euro para que cumpram suas promessas para resolver a crise da dívida, em um contexto marcado por incertezas "particularmente altas". "É essencial o cumprimento total e em tempo hábil das decisões tomadas por ocasião da reunião de cúpula de 21 de julho", afirmou Trichet durante uma audiência no parlamento europeu em Bruxelas, enquanto as garantias exigidas pela Finlândia principalmente para ajudar à Grécia fazem crer que as negociações vão ser mais demoradas que o previsto.

"A determinação dos outros países da zona do euro (excetuando a Grécia) de honrar plenamente seu compromisso soberano -- tudo fazer para estar à altura de sua qualificação para a emissão de dívida pública (Nota da Redação) -- é um fator essencial para voltar a uma situação de finanças sadias e para contribuir a que se tenham condições de mercado estáveis", acrescentou ele.

Trichet reconheceu no entanto que as perspectivas econômicas para a zona do euro são sombrias, com um crescimento modesto num contexto de grandes incertezas.

Espera-se, não obstante, uma inflação que deve permanecer acima de 2% nos próximos meses, ou seja acima do patamar que inquieta o BCE, preocupado em conter a alta dos preços.

O BCE está em processo de avaliar os "riscos" que essa situação representa para o aumento dos preços a médio prazo, enquanto os mercados não contam doravante com um novo aumento das taxas do BCE em 2011.
Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu(Foto: Michael Probst/AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário