segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As 20 melhores universidades do mundo (2)

Número 4 - Berkeley -- A Universidade da Califórnia, localizada em Berkeley (de onde toma o nome pelo qual é mais conhecida), perdeu dois lugares na classificação caindo do segundo (2010) para o quarto lugar este ano. Fundada em 1868, é uma das mais prestigiosas universidades americanas. Possui 14 faculdades, das quais as mais famosas são as de engenharia elétrica e informática, de biologia e de ciências políticas. Dela já saíram 21 prêmios Nobel. Por curiosidade, é a 9ª universidade na "produção" de bilionários. Possui 35.838 estudantes.
Berkeley (Universidade da Califórnia), a quarta entre as 20 melhores universidades do mundo (Foto: Steve McConnell/UC Berkeley).

Número 5 - Cambridge -- Esta instituição, que festejou seus 800 anos em 2009, manteve a mesma posição que teve em 2010. Primeira universidade europeia no ranking, goza de sólida reputação. Desde 1901, 80 de seus alunos ganharam o prêmio Nobel (incluindo a primeira mulher). Cambridge se destaca também por seu importante centro de pesquisas e sua editora. Possui 12.192 estudantes.
A britânica Cambridge, a 5ª entre as 20 melhores universidades do mundo (Foto: University of Cambridge). 

Número 6 - Instituto de Tecnologia da Califórnia -- Ocupa a mesma posição do ano passado. Com pouco mais de 2.000 alunos, essa pequena universidade americana se mantém entre as melhores do mundo. Situada em Pasadena, Califórnia, o Caltech (como é conhecido nos EUA) tem ênfase no ensino de biologia, física, química e matemática. Como o MIT, o Caltech forma inúmeros profissionais seduzidos pela proximidade com o Vale do Silício e do centro de pesquisas da NASA (o Jet Propulsion Laboratory). Recentemente, uma de suas equipes de pesquisadores publicou resultados promissores de trabalhos sobre terapia genética em experiências com camundongos. Possui 2.175 estudantes.
 Instituto de Tecnologia da Califórnia, considerada a 6ª entre as 20 melhores universidades do mundo (Foto: California Institute of Technology).

Nenhum comentário:

Postar um comentário