segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As 20 melhores universidades do mundo (1)

Elaborada pela universidade  chinesa Jiao Tong, de Shanghai, a lista das 20 melhores universidades do mundo impressiona pela qualidade das universidades e pela maciça presença americana: 17 universidades (as 3 restantes são inglesas)!

Número 1 - Harvard -- Em 2011 Harvard continua a primeira universidade do mundo em qualidade, segundo a classificação da universidade Jiao Tong, de Shanghai. Situada na cidade de Cambridge, nos EUA, ela acolhe a elite intelectual com suas 10 faculdades, passando da medicina à arte, pelo direito, pelos negócios, pela saúde, etc. Tem 21.000 estudantes. A mais antiga universidade americana, fundada em 1636, Harvard se distingue uma vez mais pela excelência de seu ensino -- formou 44 prêmios Nobel. Ela é a melhor e também a mais cara das universidades: quase 36.000 dólares por ano, excluindo o alojamento. Além de mais cara, Harvard é a mais rica das universidades, com um orçamento de 3,7 bilhões de dólares em 2010.
Em 2011, Harvard continua a melhor universidade do mundo (Foto: Bénédicte Robert).

Número 2 - Stanford -- Stanford subiu do terceiro lugar (2010) para segundo em 2011. Seu campus, ao sul da cidade de S. Francisco, acolhe 15.000 estudantes principalmente em ciências humanas, medicina e engenharia. Stanford tira partido de seus centros de pesquisa inovadores, que abrigam os melhores pesquisadores do mundo em física, biologia e informática, além de dezenas de empresas de P&D. Entre outras realizações, aqui foi criado o e-mail seguro e feito o sequenciamento do genoma. Em 2008 foram patenteadas cerca de 400 invenções de Stanford.
Stanford, a segunda das 20 melhores universidades do mundo (Foto: Jean-Philippe Pinte).

Número 3 - Massachusetts Institue of Technology (MIT) -- Especializado em estudos de engenharia, o MIT subiu do quarto (2010) para o terceiro lugar entre as 20 melhores universidades do mundo. Situado na cidade de Cambridge (EUA), seus cursos de aeronáutica, química, informática e engenharia mecânica estão entre os melhores do planeta. Mas, o MIT não forma apenas técnicos. Seus cursos de ciência política, história e economia, antigamente menos populares, recebem inscrições mais e mais numerosas ao longo dos anos. Possui 10.566 estudantes.
MIT, a terceira entre as 20 melhores universidades do mundo (Foto: Cortesia MIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário