quarta-feira, 27 de julho de 2011

A ridícula novela da causa da morte de Simón Bolívar

Incapaz de conseguir governar decentemente seu país, deixando-o mal das pernas sob praticamente qualquer critério econômico e democrático, Hugo Chávez resolveu agarrar-se ao esqueleto de Simón Bolívar para desviar a atenção daqueles a quem vem enganando sistematicamente como dirigente, dentro e fora da Venezuela. Ele desenvolveu a paranoia de que Bolívar, seu ídolo máximo, foi assassinado por envenenamento e não descansou enquanto não conseguiu a exumação dos restos mortais de seu herói. [Bolívar, cujo nome completo era Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte y Blanco, é uma das mais importantes figuras da história latino-americana -- levou Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência.]

Os testes feitos com os restos mortais de Simón Bolívar foram, no entanto, inconclusivos sobre sua morte. Cientistas que examinaram os restos mortais do herói da independência latino-americana Simon Bolívar disseram não ter conseguido esclarecer a causa de sua morte, embora o relatório fale de envenenamento não intencional.

No ano passado, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, determinou a exumação do corpo de Bolívar, para saber se ele foi assassinado – apesar de a maioria dos documentos históricos apontar que ele morreu de tuberculose em 1830. Mas especialistas que estudaram seu DNA não encontraram evidências que sustentem – ou neguem – tais teorias. Não há indícios de que ele tenha sido envenenado intencionalmente. Após o anúncio dos resultados, Chávez disse a parlamentares venezuelanos que ainda crê na hipótese de assassinato, ainda que não tenha provas.

O estudo feito com apoio na exumação dos restos de Bolívar conclui que ele morreu intoxicado não intencionalmente, com o uso de medicamentos contendo arsênico.  Parentes de uma irmã de Simón Bolívar protestaram contra a exumação dos restos mortais dele.
Foto da exumação dos restos mortais de Simón Bolívar (Foto do site do Google).
Hugo Chávez inicia a abertura do caixão com os restos mortais de Simón Bolívar, diantes das câmeras da televisão (Foto Google).

3 comentários:

  1. Es mejor não saber cierto que no saber nada. Ahora despues del resultado no conclusivo concluimos si que no sabemos nada. Antes pensabamos que podría haber muerto de tuberculosis.

    ResponderExcluir
  2. uiiiiiiii, en Venezuela ? no sé no.....

    ResponderExcluir
  3. Simón Bolívar, por lo gran hombre que era debería ser respetado y estar en paz. No debemos tocar a los muertos porque lo qué pasó pasó.

    ResponderExcluir