domingo, 10 de julho de 2011

O PR é um câncer na área de transportes do país

No espaço destinado exclusivamente a assinantes, a Folha de S. Paulo de hoje mostra o imenso e extremamente maléfico poder que o PR exerce sobre a área de transportes no país. Informa o jornal que o partido, além de controlar a cúpula do Ministério dos Transportes e do Dnit (Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes) no governo Dilma Rousseff, estende seu domínio aos escritórios do órgão em 9 Estados e no Distrito Federal. Os postos são responsáveis pelas obras numa malha superior a 25 mil quilômetros de rodovias federais.

Na última quarta-feira, o presidente do partido, Alfredo Nascimento, deixou o cargo de ministro dos Transportes sob suspeita de conivência com um esquema de corrupção dirigido pelo PR.

O Dnit desembolsou R$ 7,7 bilhões em obras só no ano passado. O órgão é responsável pela operação, manutenção, restauração e construção das rodovias sob o controle da União. Em São Paulo, o superintendente do Dnit é filiado ao PR desde 2003. O partido é controlado no Estado pelo deputado Valdemar da Costa Neto (SP), presidente de honra da sigla e réu na ação penal do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Dnit tem 23 superintendências (quatro respondem por mais de um Estado), e a metade delas é comandadas por servidores com filiação partidária. Dos 12 com registro na justiça Eleitoral, 7 pertencem ao PR. Há 9 anos no domínio dos Transportes, o PR controla o Dnit em AL, AM, RR, GO, MS, AP, PA, SP, SE e DF. Duas das mais importantes áreas do ministério também estão nas mãos da legenda: a subsecretaria de Assuntos Administrativos, responsável pelas licitações, e a Secretaria de Fomento para Ações de Transporte, que coordena a aplicação do Fundo da Marinha Mercante e do Fundo Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Dos cinco integrantes da diretoria colegiada do Dnit, Luiz Antonio Pagot e Hideraldo Caron (PT) têm filiação partidária, e outros três são ligados ao PR. Em entrevista à Folha, Pagot disse que Hideraldo "manda tanto quanto" ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário