domingo, 17 de julho de 2011

Chefe da Scotland Yard pede demissão por causa do escândalo dos grampos

O chefe da Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), Sir Paul Stephenson, pediu demissão neste domingo. Ele está envolvido no escândalo das escutas telefônicas do tabloide News of the World, fechado na semana passada.

Mais cedo, neste domingo, a ex-executiva-chefe da News International, grupo de mídia que publicava o News of the World, foi detida por policiais envolvidos na investigação do caso. Ela foi solta sob fiança pouco depois da 0h de segunda-feira em Londres (20h de domingo em Brasília), após ficar 12 horas sob custódia. 

Stephenson, o mais graduado oficial de polícia da Grã-Bratanha, disse que não tem conhecimento da extensão da prática de escutas ilegais, e que a sua integridade estava "completamente intacta". O chefe da Scotland Yard foi fortemente criticado por contratar o ex-executivo do News of the World Neil Wallis como consultor de comunicação. Wallis foi questionado pelos policiais que investigam os grampos ilegais. Stephenson afirma que as suas ligações com o jornalista poderiam dificultar as investigações em curso.

Stephenson também foi questionado sobre a sua estadia gratuita, junto de sua mulher, em um spa luxuoso que também empregava Wallis. O jornalista estava trabalhando como relações públicas do spa quando o chefe da Scotland Yard estava hospedado no local, no início deste ano, quando se recuperava de uma cirurgia. A Polícia Metropolitana de Londres reconhece que Stephenson se hospedou no spa enquanto se recuperava de uma fratura na perna, e disse que ele não sabia do fato de que Wallis era empregado do local, como consultor de relações públicas.

A expectativa é que Tim Godwin, segundo na hierarquia da Scotland Yard, assuma a função de Stephenson imediatamente, antes que alguma indicação formal seja feita. 
Sir Paul Stephenson estava envolvido no escândalo das escutas do tabloide "News of the World"(Foto BBC Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário