sexta-feira, 8 de julho de 2011

César Cielo em maus lençóis

Desde que surgiu a notícia de que havia sido pego em exame antidoping, por uso do medicamento furosemida, César Cielo não conseguiu se explicar convincentemente. Houve uma tentativa de responsabilizar uma farmácia de Santa Bárbara d'Oeste por "falha de manipulação" do suplemento ingerido por Cielo, mas o estabelecimento negou isso. Agora, entrou em cena a Federação Internacional de Natação (Fina) e as coisas parecem piorar para o nadador brasileiro -- a Federação pediu que todos os resultados do brasileiro César Cielo desde o dia 7 de maio deste ano sejam anulados por conta da suspeita de doping do atleta.

A Fina quer que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) retire de Cielo as três medalhas de ouro que ele conquistou no Aberto de Paris de natação, em junho. Na ocasião, o nadador registrou o tempo mais rápido do ano nos 50 metros livre (21s66), 100 m livre (48s26) e 50 m borboleta (22s98). A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo próprio CAS, na Suíça, que confirmou que recebeu um recurso para rever a punição que a Confederação Brasileiro de Desportos Aquáticos (CBDA) havia imposto sobre Cielo.

As autoridades brasileiras haviam apenas feito uma advertência ao atleta e retirado os resultados conquistados por ele no Troféu Maria Lenk - justamente a competição em que foi flagrado com o doping. A Fina julga esta punição insuficiente. No campeonato disputado no Rio, o brasileiro havia conquistado cinco medalhas de ouro (50 m livre, 50 m borboleta, e nos revezamentos 4 x 50 m livre, 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley).

Cielo, considerado o principal nadador velocista do mundo, e os também brasileiros Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked deram positivo para a substância proibida furosemida em exames antidoping realizados durante a última edição do Troféu Maria Lenk, em maio, no Rio. A CBDA aceitou a explicação dos quatro nadadores de que consumiram a substância proibida em um lote contaminado de um suplemento alimentar que utilizam constantemente. Assim, a CBDA decidiu apenas advertir os atletas brasileiros. Cielo pode ficar de fora do Campeonato Mundial de Natação, que começa no dia 24 em Xangai, na China. A Fina também quer impor ao atleta um suspensão de seis meses. Com isso, o campeão olímpico dos 50 metros teria preservada sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
 O nadador César Cielo durante pronunciamento depois do caso de doping, em São Paulo (Foto: Marlene Bergamo/Folha Press).


Nenhum comentário:

Postar um comentário