sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alemanha apreende um Boeing 737 do príncipe da Tailândia como compensação por uma dívida de 20 anos atrás

Autoridades alemãs apreenderam um Boeing 737 usado pelo príncipe coroado da Tailândia, Vajiralongkorn, em um litígio relativo a uma dívida pendente de 20 anos atrás, sob a alegação de que o governo tailandês se recusou a pagar uma dívida de mais de 320 milhões de euros (cerca de 43 milhões de dólares) contraída com uma firma alemão que já não existe mais. O avião foi arrestado por ordem judicial e permanecerá no solo, disse um porta-voz do aeroporto de Munique. 

O ministra das Relações Exteriores da Tailândia disse que a apreensão foi "altamente inapropriada". "As autoridades tailandesas expressaram ao governo alemão sua grande preocupação com o incidente, e lhe solicitaram a solução do problema o mais rápido possível", disse à agência noticiosa Reuters o porta-voz do ministério, Thani Thongphakdi. Mas Walter Schneider, o administrador da massa falida da empresa alemã, disse que a "medida drástica" foi virtualmente o "último recurso disponível. "O governo tailandês foi sempre esquivo e nunca respondeu aos nossos pedidos", acrescentou. Os tailandeses alegam que ainda está pendente uma decisão da justiça sobre a dívida, mas as autoridades alemãs afirmam que o assunto já foi resolvido.

A empresa alemã fazia parte de um consórcio que ajudou a construir a estrada (com pedágio) entre Bangkok e o aeroporto Don Muang.
Oficiais de justiça lacraram o avião tailandês no aeroporto de Munique (Foto AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário