quarta-feira, 22 de junho de 2011

Wimbledon quer acabar com os gemidos dos jogadores

Quem já assistiu a qualquer torneio de tênis já percebeu que alguns jogadores, homens e mulheres, são razoavelmente barulhentos ao jogar -- assistir a vários jogos com esses gemidos e grunhidos não deve ser lá muito agradável. Pelo visto, isso pode estar com os dias contados. O chefe de Wimbledon, Ian Ritchie, quer acabar com esses gemidos -- em entrevista ao Daily Telegraph, ele disse que essas manifestações dos jogadores são desagradáveis para os espectadores e os incomodam, e tiram a atenção dos jogadores. "Somos apenas um torneio em um circuito global, mas deixamos clara nossa opinião e gostaríamos de ver menos disso", disse ele.

O jornal inglês informa que Victoria Azarenka, de Belarus, "uma jogadora frequentemente criticada por seus gemidos", atingiu níveis quase recordes este ano quando máquinas registradoras de ruído gravaram seus gemidos em 95 decibeis. De acordo com o jornal, os grunhidos de Azarenka "excederam 1,5 segundos cada vez que ela atingiu a bola".

Jogadores são autorizados a reclamar do árbitro, se sentirem que os gemidos dos adversários desviam sua atenção. O Daily Telegraph não atribui esse problema a jogadoras, mas não menciona jogadores conhecidos como gemedores -- embora, aparentemente, isso realmente parece ser mais comum entre as mulheres, há jogadores que também são chatos com seus gemidos. O gemido mais alto já registrado é de Maria Sharapova, que alcançou 105 decibeis em 2009 -- isso é tão alto quanto a buzina de um carro a um metro de distância.

Para Ian Ritchie, esse problema dos gemidos é "um problema de educação entre os jogadores mais jovens", acrescentando que "se me perguntarem qual o assunto mais abordado nas cartas que recebo eu diria que essa questão dos gemidos está alta na lista".
A "gemeção" da tenista Azarenka (vídeo de btbadger3331).

Nenhum comentário:

Postar um comentário