segunda-feira, 27 de junho de 2011

Permanece o mistério sobre a saúde de Hugo Chávez

Nos últimos 15 dias a rotina na Venezuela é sempre a mesma: circula em Caracas a notícia de que Hugo Chávez está agonizante, depois de ter sido submetido a uma operação de emergência em Havana no dia 10 de junho para curar-se de um "abscesso pélvico". Logo em seguida, aparece na televisão em cadeia nacional o vice-presidente ou algum ministro (são mais de 27, algo como o que temos no Brasil) e nega o boato, sem dar detalhes sobre a saúde do comandante mas abundante em comentários sobre sua boa índole revolucionária.

A informação mais detalhada sobre seu quadro clínico até agora foi dada pelo próprio Chávez, no dia 12, em uma ligação telefônica de um hospital não identificado em Havana transmitida diretamente pela cadeia de TV Telesur: "A operação foi um sucesso ... Foram feitas biópsias, estudos, microbiologia em laboratórios diferentes, não há ali nenhum sinal maligno. Era um abscesso, com a sorte de que não houve infecção" disse Chávez. Desde então, Caracas não forneceu mais dados clínicos sobre a patologia de Chávez, o que desencadeou uma onda de especulações.

Tanto Chávez como seus ministros depositaram toda sua confiança nos médicos cubanos para achar a cura da enfermidade. Os sacerdotes venezuelanos, os xamãs, os pastores que simpatizam com o chavismo, os ajudavam com rezas durante a "cerimônia ecumênica indígena pela saúde de Hugo Chávez" transmitida ontem pelo canal público de TV Venezolana de Televisión, no mesmo espaço em que cada domingo vai ao ar o programa Alô, presidente.
Chávez recebe a visita de Fidel e Raúl Castro no hospital, em imagem fornecida pelas autoridades cubanas no dia 17 de junho (Reuters).

Nenhum comentário:

Postar um comentário