sexta-feira, 24 de junho de 2011

Para ficar esbelto evite batatas e coma castanhas, diz estudo de Harvard

Todo mundo sabe que as pessoas que se fartam de batatas fritas, tomam goladas de refrigerantes e vão pesado na carne vermelha tendem a acumular mais quilos do que aquelas que se limitam a saladas, frutas e cereais. Mas uma porção de batatas cozidas é realmente muito pior que outra de castanhas? Um pouco de pão branco é tão ruim quanto uma barra de chocolate? O iogurte pode ser uma das chaves para se permanecer esbelto?

A resposta a todas essas perguntas é "sim", de acordo com as provocativas revelações feitas por um projeto grande de Harvard, que pela primeira vez detalha quanto de peso algumas comidas podem, individualmente, nos fazer ganhar ou perder. Com financiamento do governo americano, foi feita uma análise de dados coletados durante mais de 20 anos de mais de 120 mil homens e mulheres na faixa de 30, 40 e 50 anos, que encontrou marcantes diferenças de como várias comidas e bebidas -- assim como exercício, padrões de sono, e outras opções de estilo de vida -- influenciam como as pessoas se tornam mais gordas.

Os resultados encontrados somam-se ao crescente conjunto de evidências de que tornar-se mais pesado não é apenas uma questão de "absorver calorias, eliminar calorias", e que o mantra "Faça mais exercício e coma menos" é demasiadamente muito simplista. Embora as calorias continuem sendo uma questão crucial, algumas comidas claramente fazem com que as pessoas engordem mais do que outras comidas, provavelmente por causa de sua composição química e de como os organismos das pessoas as absorvem. "Todas as comidas não são iguais, e apenas comer moderadamente não é o suficiente", diz Dariush Mozaffarian, que liderou o estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard publicado na edição de ontem, quinta-feira, do New England Journal of Medicine.

Dentre todas as comidas estudadas, as batatas se destacaram. Cada porção adicional de batatas que as pessoas adicionavam cada dia em sua dieta normal as fazia engordar uma libra (cerca de 454 gramas) a cada quatro anos. Não foi surpresa constatar que batatas fritas e batatas crocantes (potato chips) são particularmente engordativas. Mas o estudo mostrou que mesmo purê de batata e batatas assadas ou cozidas provocam ganho de peso, contra todas as expectativas, talvez por causa de seu efeito no hormônio insulina.

Analogamente, enquanto não era surpresa que cada porção adicional de frutas e vegetais evitava o ganho de 25% a 50% de peso, outras comidas foram impressionantemente boas em ajudar as pessoas a ficarem esbeltas. Cada porção adicional de castanhas, por exemplo, evitou mais de meia libra (cerca de 230 gramas) de ganho de peso. E talvez a maior das surpresas tenha sido o iogurte, cada porção do qual evitou o ganho de quase uma libra (454 g) a cada quatro anos.
Libras ganhas (à direita) ou evitadas (à esquerda) para cada porção adicional das seguintes comidas (clique na imagem para ampliá-la) (Gráfico: New England School of Medicine/The Washongton Post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário