quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hacker na China invadiu centenas de contas do Google, incluindo as de altos funcionários do governo americano

Não há um dia em que não se tenha notícia da ação de hackers invadindo os sistemas de grandes empresas internacionais, sites de governos, etc. A história se repete com o Google, que informou hoje que um hacker na China teve acesso a centenas de contas do Gmail, incluindo as de altos funcionários do governo americano, militares, e as de jornalistas e ativistas políticos chineses. A empresa disse que recentemente detetou a quebra de segurança e interrompeu o que descreveu como "uma campanha para a obtenção das senhas de usuários e monitorar seus emails, com o executante usando aparentemente senhas roubadas para acessar os seus ajustes de emissão e de delegação". Os serviços de email do Gmail permitem aos seus usuários enviar mensagens automaticamente e garantem outros acessos às suas contas.

Em uma postagem de blogue o Google disse que havia notificado as vítimas do ataque, assim como as autoridades governamentais pertinentes. Entre outras autoridades mundiais afetadas estão incluídos funcionários do governo da Coréia dio Sul, confirmou o Google. A comunicação informa que os usuários atingidos foram vítimas de um sistema de "phishing", que possibilita a hackers obter os nomes e senhas de usuários perguntando-lhes essas informações à guisa de garantir segurança para contas online. Um porta-voz da empresa se recusou a identificar quem foram as vítimas do ocorrido e por quanto tempo o hacker teve acesso às suas contas do Gmail.

"É importante enfatizar que nossos sistemas internos não foram afetados -- esses acessos indevidos a contas não resultaram de um problema de segurança com o próprio Gmail", disse o Google no blogue citado. "Mas, acreditamos que sendo transparentes sobre esses assuntos de segurança ajudamos nossos usuários a protegerem melhor suas informações online".

Nenhum comentário:

Postar um comentário