sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fotos impressionantes de uma visita a uma estação científica no Ártico

O site The Atlantis, de que tive conhecimento graças a meu filho André, publicou no dia 31 de maio passado um sequência de fotos impressionantes feitas pelo fotógrafo Lucas Jackson, da agência de notícias Reuters, durante visita de dois dias que fez há dois meses atrás à Estação no Gelo 2011 do Laboratório de Física Aplicada (APLIS, em inglês), uma instalação provisória feita de madeira compensada no mar de gelo da região ártica da Terra. Longe ao norte da Baía de Prudhoe, no Alasca, essa estação abriga cerca de vinte membros das Marinhas inglesa, canadense e americana, além de empregados do Laboratório de Física Aplicada.
O aparecimento da Lua sobre o gelo ártico perto da estação científica citada no texto acima, no dia 18/3/2011 (Reuters/Lucas Kackson).
Uma estrada e a Tubulação Trans Alasca (traços finos à esquerda da foto, clicar nela para ampliá-la) passando ao lado de uma montanha no norte do Alasca, em 17/2/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Vapor saindo da água do mar através de uma rachadura no gelo ártico, perto da estação científica citada no texto acima, em 18/3/11 (Reuters/Jackson).
Os prédios/instalações que formam a estação científica citada no texto acima, em 18/3/2011 (Reuters/Lucas Jackson).
O por do sol perto da estação científica citada no texto acima, em 18/2/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Um homem se dirige a "trenós mecânicos" na estação mostrada na quarta foto acima, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Kackson).
Hector Castillo, empregado da APLIS, em 18/3/2011 (Reuters/Lucas Jackson).
Homem urinando em uma caixa de madeira durante o por do sol sobre o gelo ártico, perto da APLIS, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Empregados da APLIS esperando por uma refeição na tenda refeitório da estação científica, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Cabos para deteção por sonar inseridos em um buraco aberto no gelo na área da APLIS, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
O submarino USS Connecticut, da classe Seawolf (Lobo do mar), começar a surgir depois a camada de gelo ártico, durante um exercício próximo da APLIS, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Um empregado da APLIS armado contra ursos polares, próximo do submarino USS Connecticut, depois que este emergiu no gelo ártico, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Um marinheiro americano na ponte do submarino USS Connecticut no gelo árico, próximo da APLIS, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Keith Magness, empregado da APLIS, usa uma serra elétrica para cortar o gelo para acessar a entrada do submarino USS Connecticut, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Marinheiros americanos vigiam suas telas de sonar na sala de controle do submarino USS New Hampshire, da classe Virginia, quando este participava de exercícios sob o gelo ártico perto da Baía Prudhoe, Alasca, em 20/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).
Uma delegação do Congresso americano e o Secretário da Marinha americano andam em torno do submarino USS Connecticut, depois que emergiu no gelo ártico, em 18/3/11 (Reuters/Lucas Jackson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário