terça-feira, 28 de junho de 2011

Egípcios ficam irritados com tweeter de Mickey Mouse

O magnata egípcio das telecomunicações e cristão copta, Naguib Sawiris, um dos homens mais ricos de seu país, foi acusado de ridicularizar o Islã depois de tuitar cartuns de Mickey e Minnie Mouse usando as conservadoras roupas muçulmanas. Ele se desculpou por ter colocado novamente as imagens no Twitter há alguns dias atrás, dizendo que não tinha a intenção de ofender ninguém. Vários advogados islâmicos egípcios, no entanto, formalizaram queixas contra ele, e já há apelos para que se boicotem seus negócios.

Esse clamor de protesto surge em um momento de tensão entre os cristãos e os muçulmanos no Egito. Há também preocupações com a crescente influência dos ultraconservadores Salafistas no Egito, que se inspiram nas primeiras gerações de muçulmanos, que eram próximas de Maomé e de sua mensagem.

As imagens tuitadas mostram um Mickey Mouse barbado e com a tradicional túnica longa muçulmana, e Minnie Mouse veste um niqab -- um véu que cobre todo o corpo -- com apenas seus olhos aparecendo. Ela é identificada por suas orelhas grandes e a fita de cabelo cor de rosa que é sua marca registrada. Os cartuns já estavam circulando largamente online, mas quando Sawiris os repostou na semana passada ele recebeu imediatamente uma resposta irada de pessoas que se diziam ofendidas. Na sexta-feira ele tuitou: "Me desculpo com aqueles que não tomaram isso como uma piada. Pensei que se tratava apenas de uma figura divertida, não quiz ser desrespeitoso. Sinto muito".  Mas milhares de pessoas já haviam se juntado em grupos no Facebook e em outras mídias de comunicação para condená-lo.

As ações da empresa de telecomunicações de Sawiris, a Orascom -- o maior empregador privado do Egito -- já caíram na Bolsa em consequência dessa rixa e dos pedidos de boicote. O gabinete do procurador geral do país informou que um grupo de advogados muçulmanos salafistas havia apresentado queixa contra Sawiris por desacato religioso. "Como pode um homem como esse ridicularizar os muçulmanos, em um país à beira de uma discórdia sectária?", disse o clérigo muçulmano Mazen el-Serzawi em uma entrevista na televisão.

Sawiris, cujo pai é o homem mais rico do Egito, é um forte defensor do secularismo e tem se pronunciado contra o aumento da influência do islamismo no país, inclusive contra o crescente número de mulheres que usam véu cobrindo todo o rosto.
Naguib Sawiris é um líder secularista e recentemente formou um partido político (Foto: AP).
A cidade do Cairo tem visto confrontos violentos entre cristãos e muçulmanos em meses recentes (Foto: AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário