domingo, 19 de junho de 2011

Brasil terá "wikipédia" botânica com dados da Amazônia

O Brasil terá a partir do ano que vem uma "Wikipédia" de sua biodiversidade. Batizado Wikiflora.org, o portal vai reunir descrições e mapeamento de espécies de plantas da Amazônia, feitas por internautas e validadas por um comitê de especialistas. O site será desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a IBM, a partir de uma constatação sombria: há poucos sistematas (especialistas em classificação de seres vivos) ativos na Amazônia.

"Se não criarmos uma metodologia nova, nem em cem anos será possível conhecer toda a Amazônia", disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O objetivo é envolver não especialistas "como estudantes do ensino médio" na classificação biológica.

Os internautas poderão comparar plantas que eles conhecem com uma base de coleções biológicas já existentes. Isso permitirá até a descrição de novas espécies. Uma versão do site deve ficar pronta para a conferência Rio +20, em 2012, com a descrição de 2.500 espécies da reserva Adolpho Ducke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário