sábado, 28 de maio de 2011

Zoológico de Niterói vai fechar, após 15 anos sem registro

Encerrou-se melancolicamente, com o seu fechamento, a briga do zoológico de Niterói (RJ) contra o Ibama. Funcionando há 15 anos sem registro, segundo o Ibama, o zoológico de Niterói, na região metropolitana do Rio, será fechado. Desde outubro, o Ibama está retirando os animais da unidade por determinação judicial. A Justiça determinou a retirada de todos os bichos, após concluir que o zoológico não cumpriu as determinações do Termo de Ajustamento de Conduta, o TAC, firmado com o Ibama em 2004.

Ele previa, entre outros itens, a construção de áreas para abrigar espécies que, para o Ibama, viviam em condições inadequadas. A decisão é contestada pela instituição judicialmente. "Nós cumprimos, sim, mas o Ibama nem sequer veio vistoriar e já saiu levando os animais", diz Giselda Candiotto, presidente da Zoonit (Fundação Zoológico de Niterói).

Pouco mais de cem animais já foram retirados. Entre eles está a leoa Elza, 10, levada ao zoológico de Brasília. Após a partida de Elza, Dengo, 11, seu companheiro há oito anos, entrou em depressão. Perdeu 8 kg desde fevereiro, mês da partida de Elza. "Ele nunca mais comeu direito", disse Giselda. O médico-veterinário Paulo Camacho, superintendente substituto do Ibama, discorda: "Ele não é monogâmico e não tem a percepção de estar ligado à fêmea. Esses valores não existem". Segundo ele, os animais já retirados do zoológico foram para as unidades de Brasília e Volta Redonda (RJ) e para um criadouro no Paraná.
 "Leão Dengo ficou deprimido depois que sua companheira foi embora", diz a presidente do Zoológico de Niterói (contestada pelo Ibama), que foi fechado (Rafael Andrade/Folhapress).

Nenhum comentário:

Postar um comentário